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3 dicas para você construir a sua marca pessoal

3 dicas para você construir a sua marca pessoal

Olá, queridos leitores e leitoras, tudo bem? Fico muito feliz em saber que você chegou até esse texto sobre como construir sua marca pessoal. Ao longo dos meus quase 20 anos de carreira e 8 como empreendedor, pude perceber que dentre as milhares de pessoas que conheci (seja em âmbito pessoal como profissional), ou nas palestras, cursos, aulas e workshops, a esmagadora maioria não está preocupada com o seu marketing pessoal ou sequer sabe o que é.

Mas calma, seus problemas acabaram :)

A convite da EXAIXO, elaboramos 3 passos, 3 dicas importantes para você começar a trabalhar seu marketing pessoal e construir sua marca de sucesso.

Mas Djooooni, o que é marketing pessoal? Bom! Se você tiver um tempinho, convido a ler esse artigo e a entender comigo um pouco mais.

 

Marketing Pessoal é tudo aquilo que envolve a sua essência e como comunicar ao mercado que  você é o melhor produto.

 

Aqui entram esferas muito amplas como imagem, comportamento, estilo, carreira, networking, e claro, toda a sua bagagem, toda a sua história. Por isso somos como digitais: únicos. 

E isso na verdade é apenas a ponta do iceberg. Quando falo desses tópicos, abre-se uma gama ainda maior que se reflete (e refletirá) no seu êxito pessoal e profissional. Quanto melhor você trabalhar seu marketing pessoal, maiores serão seus resultados, melhor será sua imagem, sua credibilidade e as pessoas verão em você uma referência. Atingir esse patamar é para poucos, por isso as estratégias de marketing pessoal são tão importantes.

 

Dica #1 - Cuidado com a sua imagem nas redes sociais

As redes sociais mudaram a forma de se fazer marketing (tanto o "tradicional" quanto o pessoal). Nunca estivemos tão expostos, e com isso, nunca fomos tão stalkeados. Se você possui clientes, prospects, ou se sua rede for aberta, tome extremo cuidado com o que você posta.

Aqui eu comento dois erros básicos que vejo muitos profissionais cometerem:

- Postar fotos e vídeos de bebidas alcoólicas, dançando até o chão, vídeos alterados, comentários e discussões desnecessárias e muita, mas muita exposição pessoal. Seja racional e estratégico, pois essa é sua principal vitrine online. Quando alguém vai procurar seu nome no Google (faça isso e veja o que aparece!), a sua imagem de um profissional sério pode cair por terra num simples clique. 

- Meninas: cuidado com excessos de caras, bocas, biquinhos e decotes! Caso você tenha clientes ou contatos profissionais em suas redes, você não quer virar motivo de conversa, né?
Meninos: da mesma forma! E cuidado ao expor suas baladas, as várias latinhas de cerveja que você tomou no fim de semana e tudo aquilo que não agradaria a seus contatos profissionais.

 

O que eu mais vejo por aí são profissionais que não sabem se posicionar e se vender nas redes sociais. Esses dias, em uma palestra, aconteceu um dos itens que comentei acima: Uma pessoa que estava presente era uma profissional que fez perguntas bem pertinentes durante o encontro, porém, quando fui ver seu instagram o que mais encontrei foram fotos de biquini, fazendo biquinho 'cazamiga', e no final, vi algumas pessoas comentando das redes dela. Isso nããããooo é legal!

Da mesma forma, esses dias fui analisar o perfil de um diretor comercial de uma construtora, onde a foto de seu instagram era dele sem camisa e com uma latinha de cerveja na mão. 

Gente, isso é sério! Fica a dica para vocês revisarem as suas redes (Facebook, Instagram e Linnkedin). E falando de Linkedin, nada de foto de balada, de festa, escura, sem nitidez, ok? É uma rede PROFISSIONAL =)

 

Dica #2 Gere conteúdo e seja referência

Todos nós temos uma história, todos nós temos uma personalidade única e tudo que passamos ao longo da nossa vida nos construiu e nos moldou até aqui. Um dos grandes segredos do marketing pessoal de sucesso é a geração de conteúdos.

Quantos profissionais na sua área escrevem artigos? Tem publicações relevantes? 

Não precisa ser um exímio escritor ou poeta para começar a gerar conteúdo. Aproveite a sua história e compartilhe com as pessoas o que deu e o que não deu certo com você. Dê dicas e faça com que seu público se engaje cada vez mais com você. 

Aqui vai uma dica beeeem importante: use suas redes para desenvolver artigos, para falar de experiências, sucessos e fracassos, sem expor ninguém. Comente sobre artigos das outras pessoas, compartilhe textos e conteúdos relevantes na sua área, torne-se um gerador de conteúdo. Quanto mais conteúdo você gerar, mais as pessoas irão lhe achar no mundo online e mais as pessoas irão ver em você uma referência. 

Agora faço um convite: Use e abuse aqui do Clube Ponto Pessoal. Você pode escrever aqui também (é de graça!) e somos amigos do Google, logo, seu ranqueamento será orgânico e seu artigo e sua marca pessoal podem ser vistos por milhares de pessoas! É só ver a quantidade de artigos que publicamos e a diversidade de profissionais que estão aqui, se autopromovendo da maneira correta: gerando conteúdo. 

Quanto mais conteúdo você gerar, mais pessoas irão te encontrar, maior será sua credibilidade junto aos seus clientes e aos profissionais que trabalham com você!

Pare pra pensar: quantos profissionais falam pra você "Fulano, olha que legal meu artigo no site tal, na revista tal, no Clube tal, no Linkedin, no Facebook..." ??

Se você quer se diferenciar, comece a escrever e a gerar informação (de qualidade!) e se destaque dos demais!

 

Saiba mais aqui:

https://www.pontopessoal.com.br/construa-sua-marca-pessoal/

 

Dica #3 Cuide bem do seu networking

Todo mundo está tão ocupado fazendo tudo, que a grande maioria esqueceu do básico: as relações. Eu sempre digo que estamos nas eras das relações e que as relações são feitas entre pessoas. 

Porém, com o mundo do Whatsapp e das redes sociais, as pessoas preferem ficar hooooras com o celular do que se encontrando e conhecendo novas pessoas e pessoas estratégicas.

Quer um exemplo de como está seu networking?

Quantas pessoas mandaram mensagem no whatsapp ou nas redes dando parabéns pelo seu aniversário? E quantas te ligaram para dar parabéns?

Tá vendo! Aposto que mais de 90% das felicitações foram via rede social. E isso tem acontecido com todo mundo. Essa é uma prova real de que seu networking precisa ser melhorado URGENTEMENTE.

 

Aqui eu faço algumas perguntinhas para você refletir:

- Você foi em quantos eventos nos últimos 12 meses? Desses eventos, quantas pessoas novas você conheceu? Pois é! (tapinha de luvas!)

- Você só faz networking e só participa de eventos relacionados à sua área? Já parou pra pensar que existe um mundo lá fora e que você pode aprender e conhecer muito mais? 

- Você considera sua rede de contatos estratégica hoje?

 

Vou dar um exemplo que aconteceu comigo mesmo, este que vos fala (vos escreve rs). Durante muitos anos eu foquei apenas no networking corporativo, da área que eu trabalhava. Quando saí da empresa, vi que existia um mundo que eu não conhecia e tive que correr atrás do prejuízo.

Quer saber dos resultados em números? Meu instagram saiu de 1000 seguidores para quase 40K, meu Linkedin saiu de 350 contatos aproximadamente para mais de 5 mil, e isso em menos de um ano. O que fiz? Foquei as dicas acima de imagem nas redes sociais, de geração de conteúdo e de networking.

 

Hoje posso dizer tranquilamente que os resultados aparecem todos os dias e que não existe melhor estratégia do que saber trabalhar o seu Marketing Pessoal. 

 

Te convido a aprender um pouco mais sobre nós em www.pontopessoal.com.br/escola e desejo sucesso!

Clube Ponto Pessoal
Djoni Alexi
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Olá :) Sou Diretor e Sócio da Ponto Pessoal, executivo internacional com 17 anos de experiência , especialista em Negociação por Harvard e Gestão Estratégica pela FGV. Aqui vou compartilhar com você, estratégias para alavancar seu marketing pessoal.

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