[ editar artigo]

3 pilares de um guarda-roupa inteligente

3 pilares de um guarda-roupa inteligente

Todas as mulheres já sonharam com um closet estilo aqueles que vemos em filmes como Patricinha de Beverly Hills ou Sexy and the City. E podemos dizer que não seria ruim ter um guarda-roupa tão cheio de possibilidades não é mesmo? O problema é que nesses filmes tudo parece mais simples, você sai para comprar, vê inúmeras peças e compra!


Ao mesmo tempo vemos várias cenas onde as personagens colhem frustrações diárias com um armário tão cheio de roupas, ou seja, o armário lotado não carrega felicidade nem mesmo nos filmes. É a partir dessa exposição excessiva a idealismo de um guarda-roupa que montei todo meu plano de trabalho da consultoria de imagem, trabalhando nas mulheres o guarda-roupa funcional e inteligente. Seria muito bom se quantidade de roupas ditassem a funcionalidade do nosso armário, talvez seria mais fácil, porém, não é bem assim. Quando temos excesso de peças, temos também excesso de chateação, de frustração e de dúvidas relacionadas ao nosso vestir.

Todos os dias escolhemos algo para nos vestir, talvez seja a primeira ou terceira atividade a ser realizada no nosso dia, não dá simplesmente para começar nossas manhãs com um peso de chateação só porque não sabemos o que usar não é mesmo? Foi pensando nisso, que decidi trazer para você os 3 pilares do guarda-roupa inteligente e como eles podem ser aplicados no seu dia a dia:

Conhecimento - Pilar 1

A cada compra, sentimentos são depositados dentro do seu guarda-roupa e muitas vezes você não para e pensa no que eles representam no seu armário. Para começar a criar um armário inteligente é importante você criar um ciclo de compras mais eficaz e isso pode ser possível a partir do conhecimento dos gatilhos que a fazem comprar de forma correta ou errada.
Ao reconhecer esses gatilhos você vai conseguir identificar qual é o momento ideal para fazer compras boas para seu guarda-roupa e qual é o momento que será necessário se controlar para não ir as compras.


Um grande exemplo é o gatilho da promoção, quantas mulheres não amam uma promoção em uma loja não é mesmo? O problema é que muitas compram somente porque está com um precinho bom e acabam levando para dentro do armário peças que não são tão necessárias e que ficam paradas durante um bom tempo.


Outro gatilho muito comum é comprar porque está chateada com alguma situação, muitas vezes você acaba indo as compras somente para levantar seu astral, o problema é que nesse momento você vai depositar toda a tristeza ali naquela peça e acabar tomando uma decisão errada.


Então, no momento que você for fazer uma triagem do seu guarda-roupa, analise com cuidado esses vícios e manias que estão ali dentro, será de extrema importância para alcançar seu armário dos sonhos.

Planejamento - Pilar 2

Esse é o passo que ninguém faz, justamente porque não aprendemos a comprar em nenhum momento da nossa vida, apenas adquirimos peças novas sem motivo algum, sem planejamento nenhum.

O pilar do planejamento é para você começar a entender o que falta dentro do seu guarda-roupa, existem vários passos dentro desse pilar para que seu armário seja mais eficiente, um deles é você começar a montar seus looks diariamente e analisar o que você mudaria na composição para conseguir o look "dos sonhos", anote o que você sentiu falta e comece a fazer esse acompanhamento pelos próximos 30 looks. Dessa forma você vai conseguir começar a observar o que falta dentro do seu guarda-roupa, quais os tipos de peças complementam melhor seu closet e reconhecer as peças básicas que você realmente precisa.

Compras Inteligentes - Pilar 3

Aqui vem a parte prática de todo seu guarda-roupa, porque é quando você vai unir nas suas ações o que você aprendeu nas etapas anteriores. O ato de comprar parece racional porém nosso interior manda muito na nossa escolha e é preciso muito autocontrole para não sair comprando tudo de qualquer jeito.

Analise se você está em um dia bom para escolher suas peças de roupas, tente identificar os gatilhos reconhecidos no pilar 1, dessa forma você já tem uma ideia se é um momento bom ou não para sair para comprar.

Depois, vista uma roupa confortável, lembre-se que você precisa experimentar suas possíveis peças novas e uma roupa fácil de tirar não deixa o processo demorado e não gera frustração.

Escolha ao menos 3 lojas para analisar as possibilidades que você vai encontrar e tente se ater a sua lista de compras feita no pilar 2, dessa forma você sabe que está adquirindo peças que fazem sentido para seu armário.

Ter um guarda-roupa inteligente leva você a economizar tempo e dinheiro, além de ter no seu armário apenas aquilo que você ama. Trabalha a sustentabilidade que é um tema cada vez mais presente e necessário na nossa vida e para o futuro das gerações.

Você pode aprender mais sobre esse tema inscrevendo-se na Semana Gratuita do Guarda-Roupa Inteligente onde vou dar 3 aulas com detalhes sobre como você pode tornar ou criar do 0 um armário funcional. Para se inscrever basta acessar o link: http://karinatania.com.br/.

Você também pode conhecer outros gatilhos que atrapalham suas compras no vídeo que eu disponibilizei no link  https://www.instagram.com/tv/BoKljKnl5r6/.


Espero que tenha gostado das dicas e conta pra mim nos comentários se você vai começar a colocar em prática esses passos.



 

Ler matéria completa
Indicados para você