[ editar artigo]

5 lições de Liderança com Adriano Tadeu Barbosa

5 lições de Liderança com Adriano Tadeu Barbosa

Em alusão à data comemorativa do aniversário natalício do fundador e CEO da Ponto Pessoal, Adriano Tadeu Barbosa, e inspirada pela frase abaixo de Ken Blanchard em seu livro Princípios da Liderança, resolvi escrever este texto sobre 5 lições de Liderança que podemos aprender com o Adriano.

 

"Liderança não é apenas uma questão de ter um cargo de poder. Toda vez que alguém usa sua influência para causar mudança nas ideias e ações de outras pessoas, esse alguém está praticando liderança."

 

É usando sua influência positiva que Adriano Tadeu Barbosa, ao lado de seu sócio Djoni Alexi, vem há 8 anos, através da Ponto Pessoal, causando mudanças na vida de inúmeras pessoas através do Marketing Pessoal. A Ponto Pessoal atualmente conta com um time de Especialistas em Marketing Pessoal que possui Unidades e Embaixadores em diversas cidades brasileiras e em Portugal. Nada disso seria possível sem uma boa liderança.

 

Ainda segundo Ken Blanchard, UM LÍDER EFICIENTE tem como prioridade ajudar seu pessoal a produzir bons resultados de duas maneiras: garantindo que seus liderados saibam quais são suas metas e fazendo todo o possível para apoiar, estimular e treiná-los para cumprirem essas metas.

 

Eis as lições que podemos aprender com Adriano Tadeu Barbosa:

1.Tenha Valores

Um bom líder possui valores e sabe transmiti-los à sua equipe. Ações falam mais do que palavras. Valores como Honestidade, Experiências, Emoções, Ética são alguns dos exemplos que podemos aprender com Adriano. E que vão levar você ao sucesso, independente de sua área de atuação.

2. Saiba escolher sua equipe. Esteja ao lado dos melhores.

Uma das qualidades que mais admiro no Adriano é que ele busca cercar-se dos melhores. Os embaixadores e alunos do Método Ponto Pessoal - que forma Especialistas em Marketing Pessoal - são escolhidos a dedo, após algumas entrevistas, o que possibilita um maior conhecimento de quem estará levando o nome da Ponto Pessoal adiante e permite a formação de uma Mente Mestra onde os envolvidos estão alinhados a um objetivo comum. Saber que os membros do seu time tem o mesmo objetivo através do comprometimento é meio caminho andado para o sucesso de qualquer empreitada.

3. Tenha uma boa comunicação. Esteja disponível ao diálogo.

No processo de mentoria em Marketing Pessoal, uma das atividades que realizamos é a Análise do Perfil de nossos mentorandos. Adriano possui como um dos seus perfis o Gato (Comunicador). Daí se deve a sua habilidade na comunicação. Adriano é mestre na arte da comunicação. Mas engana-se você se acha que estou enaltecendo apenas a oratória de Adriano, que diga-se de passagem é impecável. Estou me referindo também à sua capacidade de ouvir. E essa capacidade de ouvir que Adriano possui deixa sua equipe confortável em procurá-lo na hora em que surge algum obstáculo no meio do caminho, pois ela sabe que não será julgada e sim ouvida.

4. Saiba apreciar a individualidade

Engana-se quem pensa que o time de Especialistas e Embaixadores em Marketing Pessoal é um time homogêneo. Temos Advogados, Analista de Tecnologia da Informação, Arquitetos, Consultores de Imagem, Executivos, Especialistas em Negócios, entre outras formações, no time da Ponto Pessoal. Entretanto, foi apostando na individualidade de cada um que Adriano Tadeu Barbosa montou sua equipe para compor  a Ponto Pessoal, e que como citei anteriormente é feita uma seleção para compor o time.

Adriano acredita que todos temos pontos fracos e fortes que podem ser trabalhados e aprimorados, respectivamente, para a realização desse importante trabalho que é auxiliar nossos cliente a fazer Marketing Pessoal no Brasil e em Portugal (e por que não no mundo?).

Logo, não exija da sua equipe comportamento semelhante em todos. Saiba apreciar as diferenças de cada um.

5. Esteja aberto à inovação

Grandes líderes como Steve Jobs Mark Zuckerberg possuem a característica de inovar, pensar fora da caixa. Adriano Tadeu Barbosa possui esta habilidade ao sair do senso comum e experimentar novas ideias. Uma prova disso é este Clube, onde, gratuitamente, você também faz o seu Marketing Pessoal. É uma ferramenta que está ao seu alcance para que você tenha acesso ao melhor conteúdo de Marketing Pessoal, proporcionado pelos especialistas e embaixadores da Ponto Pessoal, mas também o lugar onde você pode disponibilizar seu melhor conteúdo, gerando assim networking e oportunidades. Já que está aqui conosco, lendo o texto, você também pode criar os seus! Basta olhar ali no canto superior direito da tela, no botão vermelho ESCREVER e criar. Todo conteúdo é aprovado pelo time da Ponto Pessoal e se houver algo que possa ser melhorado você será avisado, mas caso esteja 100% ele será publicado e pode ser destaque na semana entre os leitores e as redes sociais da Ponto Pessoal.

De que maneira, você como um bom líder pode inovar e trazer novidades para seu mercado, para sua empresa? Sua resposta pode virar artigo no Clube Ponto Pessoal.

 

Empatia, Criatividade, Constante Aprimoramento, Atitude Positiva, Compromisso e tantas outras qualidades associadas a um bom líder, Adriano Tadeu Barbosa possui. Porém, como prometi 5 lições que podemos aprender com ele eu vou ter que parar por aqui.

Veja que é possível ser um líder inspirador e carismático mesmo que você não tenha um cargo de liderança. São as atitudes de liderança que o farão líder e não o título. Procure ao seu redor pessoas reais que o inspirem e que façam a diferença em sua vida e na vida das pessoas. Adriano é essa pessoa que me inspira dia a dia através de suas atitudes. Como citei anteriormente, atos falam mais alto que palavras.

          Conheça mais do dia a dia do Adriano em seu perfil do Instagram

Clube Ponto Pessoal
Mickaella Queiroz
Mickaella Queiroz Seguir

Estrategista em Marketing Pessoal. Embaixadora da Ponto Pessoal em Fortaleza. Auxilio empreendedores através do Marketing Pessoal.

Ler matéria completa
Indicados para você