[ editar artigo]

A arte de Negociar

A arte de Negociar

Aposto que em algum momento da sua vida, você já se perguntou: "Será que eu fiz certo? Será que fiz um bom negócio?". Negociar é uma arte cada vez mais cheia de influências e quando se pensa em Negociação, muita gente fica de cabelo em pé. E muitos também acham que são ótimos vendedores, porém não tem ideia que vender é bem diferente de negociar. Te convido a ler esse texto até o final para aprender uma dica (das muitas) que darei =)

Eu sempre digo que o planejamento é a base de qualquer coisa, e não seria diferente com a negociação. Fiz um texto há alguns dias falando sobre aspectos da negociação (veja AQUI) e como as pessoas se esquecem de coisas fundamentais que acabam influenciando no sucesso ou fracasso de uma negociação.

Hoje vou dar a primeira dica, a que considero mais importante dentro da estratégia: CRIE CENÁRIOS.

Umas das coisas que mais tenho visto nos processos de negociação, é a falta de opções. As pessoas pensam apenas no plano B e esquecem que devem ter plano C, D, E... 

Tudo tem a ver com  o planejamento. Enquanto os profissionais não pararem para executar um planejamento impecável, eles sempre ficarão com a sensação de "será que fiz um bom negócio?", ou "acho que fiz um mau negócio", ou até pior: "perdi uma grande oportunidade". 

E quando eu falo sobre criação de cenários, eu me refiro a ver o panorama de fora, separando pessoas do problema, analisando todas as possibilidades existentes. Se perguntarem A, terei as respostas. Se perguntarem B, terei as respostas. Se perguntarem C, D.....Z... terei as respostas. 

Pesquisa e planejamento são a base de qualquer negociação, de todos os cenários existentes. Assim ninguém será "pego de surpresa" na mesa de negociação e isso demonstrará ao outro lado, o quão você está preparado para fechar o acordo.

Muitas vezes nem o outro lado saberá todas as respostas, terá todas as informações (a não ser que ele leia esse texto também! rs). Isso poderá dar uma   vantagem competitiva muito importante pra você, caro leitor.  O que devemos ter em mente é que AMBOS os lados devem sair com a sensação de: Fizemos um ÓTIMO negócio. 

Até meu próximo texto e obrigado por me acompanhar =)

 

Clube Ponto Pessoal
Djoni Alexi
Djoni Alexi Seguir

Olá :) Sou Diretor e Sócio da Ponto Pessoal, executivo internacional com 17 anos de experiência , especialista em Negociação por Harvard e Gestão Estratégica pela FGV. Aqui vou compartilhar com você, estratégias para alavancar seu marketing pessoal.

Ler matéria completa
Indicados para você