[ editar artigo]

A marca do empreendedorismo “rosa” de Lênia Luz

A marca do empreendedorismo “rosa” de Lênia Luz

Tenho convivido com a Lênia pois estamos juntas no Grupo Mulheres do Brasil, que é um grupo apartidário, que tem o objetivo de fazer um país melhor, ajudando as mulheres em vários segmentos. A empresária Luiza Helena Trajano está à frente do grupo no Brasil, e Lênia lidera a célula Empreendedorismo aqui em Curitiba, na qual faço parte.

Este ano iniciamos o projeto “Enquanto a carteira assinada não vem”, ajudando a comunidade da Vila Torres a empreender suas ideias. O projeto deu frutos, e agora vamos ajudar mais um grupo de mães carentes aqui de Curitiba.

A Lênia é bem conhecida por fundar o Empreendedorismo Rosa, que iniciou dentro do projeto 10.000 Women, patrocinado pelo banco de investimentos Goldman Sachs e desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) juntamente com o IE Business School, renomada escola espanhola de gestão, durante 3 meses na sala 9 da FGV – Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

O Empreendedorismo Rosa é uma consultoria, assessoria e mentoria para mulheres empreendedoras, que desejam empreender ou que estejam em um momento de validação de sua carreira.

Tem alguns programas de auto liderança e empoderamento, como o Lean in Circle, que trouxe dos EUA, desenvolvido originalmente por Sheryl Sandberg, e tem a chancela para aplicar o programa no Brasil. Programas de formação empreendedora, tanto para mulheres que estão iniciando um negócio, como para mulheres que atuam em uma carreira dentro de uma empresa, compõe a parte de gestão empreendedora. Todos estes programas podem ser levados para dentro de empresas.

Já o Leitura com Prosa é um grupo de leitura feminina, onde uma vez por mês acontece um reunião para a leitura de um livro, não necessariamente escrito por mulheres, mas que tragam a “pegada” do empoderamento do negócio, da carreira e empoderamento feminino. Trabalham com estas duas vertentes: a do empoderamento da mulher em relação a carreira profissional, empreendendo e empreendendo, e o seu empoderamento como mulher, como gestora da própria vida.

O Pink Mentoring, é um programa de mentoria individualizada, que segue a demanda da cliente, que traz suas dificuldades, seja marketing, vendas, enfim, e é trabalhado para que ela faça este ajuste.

Tem também o Conexão Rosa são cursos em parceria com outros profissionais, e o Confraria Rosa, onde as participantes pagam uma mensalidade e têm benefícios, como descontos nos cursos, reuniões, mentorias em grupo.

Pedi à Lênia que me respondesse algumas perguntas:

- Qual é a sua Marca Pessoal?

Meu diferencial é a autenticidade

“Sou transparente em tudo o que faço e vivo. Sendo questionada sobre algo, respondo de acordo com meus valores, não pautada em suposições, e sim em minha história. Compartilho meus conhecimentos em palestras, consultorias, mentorias e até em um bate-papo, pautada somente no que conheço. Não sou uma pessoa teórica, e sim prática. Mesmo tendo várias formações, não me baseia no técnico, e sim em minha experiência. Isso atrai as mulheres que me procuram, que procuram o Empreendedorismo Rosa.

- Como aplica este diferencial na sua Imagem Pessoal?

“Não sou “conhecedora da moda” e me visto de acordo com o que gosto e me sinto bem. Curto também quando tenho que me vestir de forma diferente, de acordo com a ocasião, mas ainda seguindo minha autenticidade. Sigo minha Marca Pessoal, que é ser eu mesma, não um personagem.”

Eu digo que Lênia tem um estilo próprio muito forte, que passa sim autenticidade, não segue padrões, e, talvez por isso, passa carisma e força que também atrai as mulheres que se espelham nela.

- Quais os próximos passos da Lênia?

“Vários... (risos), mas vou citar um, que é a expansão do Empreendedorismo Rosa. Estou em um momento de retomada de posicionamento, trazendo pessoas novas para o time. Trabalhava sozinha e senti a necessidade de ter pessoas junto comigo, não só parceiros. Então, estou bem focada no crescimento da marca Empreendedorismo Rosa.

Eu, assim como minha família, marido, filhos, estão sempre em primeiro lugar, e tenho conduzido bem. Um dos meus filhos ainda é pequeno, mas os outros já estão grandes. Então, já fui a ‘coach’ deles e agora fico mais na ‘mentoria’ quando precisam.

Também estou curtindo um momento de ser avó, e isto me completa.”

Lênia Luz é exemplo de profissional que tem sua Marca Pessoal bem definida, coerente em sua imagem, comportamento e atitudes.

E você, qual sua Marca Pessoal? Consegue expressá-la através de sua aparência?

Clube Ponto Pessoal
Christie Cimatti Giovannetti Poleto
Christie Cimatti Giovannetti Poleto Seguir

Christie Giovannetti - Gestão de Imagem Pessoal e Profissional

Ler matéria completa
Indicados para você