[ editar artigo]

A sua marca pessoal rouba a cena? A de Michelle Bolsonaro sim.

A sua marca pessoal rouba a cena? A de Michelle Bolsonaro sim.

Posse presidencial e muitos estão ansiosos para ver o presidente, certo? Errado.

Muitos, muitas e mais outros tantos, estão ansiosos para ver o look da primeira-dama. Talvez mais ainda o/a estilista que desenhou o vestido, pois dependendo do sucesso ou não do seu modelito terá seu nome estampado em várias e várias mídias. E a cena se repetiu neste primeiro de janeiro de 2019 na posse do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Belas, elegantes e cheias de Marca Pessoal algumas primeiras-damas exercem sobre nós o poder do fascínio e admiração. Não me olhe desse jeito. Se deseja culpar alguém por isso culpe Jacqueline Kennedy, que ficou conhecida ao se tornar a primeira-dama dos Estados Unidos em 1961. Ela tornou-se sinônimo de elegância e imprimiu sua marca pessoal como mulher forte, inteligente e poderosa. Quem não ama Jacquie O?

Ah, ela não é do seu tempo? Então falaremos de Michelle Obama. Essa você já ouviu falar não é mesmo? Também conhecida como Michelle O, em referência à antiga antecessora, soube imprimir sua marca pessoal durante o mandato presidencial de seu esposo, Barack Obama, ao utilizar looks incríveis e de acordo com sua posição.

Ok. Se você começou a se ligar nesse lance de presidente a partir do Trump. Que tal dar uma olhada na imagem abaixo e ver o modelito em azul pastel utilizado pela Melania Trump na posse de seu esposo Donald Trump - um vestido azul claro, combinando com o casaco, as luvas e o scarpin; cumprimento abaixo do joelho; cabelos arrumados; brincos pequenos e maquiagem discreta.

Qualquer lembrança a algo que remeta à Jacquie O é mera coincidência. #sqn (só que não!)

                                                  Melania Trump X Jacqueline Kennedy 

Nada ainda? Já entendi, você é daqueles que não lê jornais nem assiste a tv porque acredita que só são veiculadas notícias ruins, então prefere navegar pelas redes sociais… Então, com certeza terá ouvido fala da primeira-dama brasileira Michelle Bolsonaro não é mesmo?

Nesta altura do campeonato, se você é assíduo nas redes sociais, já deu para “decorar” todas as análises e comentários feitos sobre o modelito utilizado por Michelle de tanto que foi postado​​​​​​. Um vestido em tom rosê acetinado, estilo lady lake, inspirado nos anos 50, feito de zibeline de seda e com a clássica gola Dior (alguns gostam de ressaltar que era uma gola dupla) - e  scapin utilizado da mesma cor do vestido.

Ah, descobri inclusive que o vestido utilizado na cerimônia será leiloado para caridade.

Confesso que logo no primeiro momento ao vê-la naquele vestido lembrei-me do estilo de Jacqueline Kennedy. E por que isso me veio à mente? Porque Jacquie se consagrou por sua elegância, por usar modelos lady like e outros elementos que eu como Consultora de Imagem & Estilo identifiquei na hora. E acertei em cheio. Li nesta matéria que a estilista Marie Lafayette, que assinou o vestido da primeira-dama, disse à Revista Época que havia se inspirado na ex-primeira dama dos Estados Unidos para criar o look.

Imagem Pessoal é um conjunto formado por aparência, comportamento e comunicação (verbal e não verbal). Geralmente nos utilizamos de nossa imagem pessoal para destacar nossa Marca Pessoal.


Michelle Bolsonaro nesta terça-feira, 1º de janeiro de 2019, deu um show em todos essas características (aparência, comportamento e comunicação) para imprimir a sua Marca Pessoal na cerimônia de posse do Presidente da República:

Aparência - demonstrou cuidado e respeito na composição de sua aparência que foi tão comentada positivamente (os detalhes do look foram ressaltados anteriormente).

Comportamento - Comportamento é o maior compromisso com a nossa imagem. Assim, sob este aspecto, comportou-se de maneira elegante e digna, mostrando-se carismática e decidida.

Comunicação - E o que dizer de sua comunicação? (Pelo amor de Deus, se você tiver pensando… que comunicação se ela não abriu a boca e falou foi em libras… pare agora!) Comunicação vai além do que é dito. (Eu sei que você já sabia disso… foi só pra quebrar o gelo). Utilizou da sua melhor expressão verbal e não verbal para deixar-nos a sua mensagem.


Ela quebrou o protocolo? Quebrou. Mas quem liga pra isso? (Tá se você liga te entendo… tô contigo, mas vamos dar um desconto…) Ao discursar em Libras, Língua Brasileira de Sinais, demonstrou empatia, cuidado e respeito àqueles que muitas vezes são esquecidos. Incluiu quem muita vezes não é incluído e deixou sua marca pessoal na história brasileira com gesto inédito ao discursar no parlatório do Palácio do Planalto antes do Presidente da República.

Vale salientar que Michelle dedica-se ao trabalho voluntários junto aos surdos e destacou em seu discurso:

"Gostaria de modo muito especial de dirigir-me à comunidade surda, às pessoas com deficiência e a todos aqueles que se sentem esquecidos: vocês serão valorizados e terão seus direitos respeitados. Tenho esse chamado no meu coração e desejo contribuir na promoção do ser humano"

                                     Michelle Bolsonaro


Neste jornal internacional chegou a ser veiculado que “A esposa glamourosa do novo presidente brasileiro roubou a cena”. Quer prova maior de uma marca pessoal impactante?

É meu caro leitor(a) pôde se ver bastante Marca Pessoal em Michelle Bolsonaro: seja no seu cuidado com sua imagem pessoal, seja no seu cuidado com seu atual “cargo”, seja no cuidado com as pessoas (diga-se pelo seu discurso). O mandato presidencial está só começando. Quem sabe ela não possa fazer história no Brasil como fez sua homônima (Michelle Obama) ou a inesquecível Jacqueline Kennedy.

Uma lição você pode tirar disso tudo. Seja pela sua imagem ou suas atitudes, tudo isso comunica e muito sobre sua marca pessoal. Sua marca pessoal rouba a cena?

 

Imagens: 1 e 2 - Getty Images, 4 - AFP.

 

Clube Ponto Pessoal
Mickaella Queiroz
Mickaella Queiroz Seguir

Estrategista em Marketing Pessoal. Embaixadora da Ponto Pessoal em Fortaleza. Auxilio empreendedores através do Marketing Pessoal.

Ler matéria completa
Indicados para você