[ editar artigo]

A tendência do bem estar como estilo de vida.

A tendência do bem estar como estilo de vida.

 

A rotina diária da grande maioria dos brasileiros é intensa e cheia de compromissos. Trabalho, casa, estudos, filhos, trânsito e mil e uma responsabilidades, mas e o bem estar?

Há pouco tempo ser workaholic, ter uma alimentação em fast food, ser sedentário e ter poucas horas de sono era extremamente comum e valorizado entre as pessoas e também nas empresas. Devido a tudo isso o cuidado com a saúde, momentos de descanso, lazer e a proximidade com amigos e família estavam sendo deixados de lado. Infelizmente, isso gera stress, ansiedade e torna a vida cansativa e nada agradável de ser vivida. Em casos mais críticos, causavam depressão, síndrome de burnout e outros transtornos mentais. Os dados da OMS indicam que no Brasil a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas ( 5,8% da população, enquanto que distúrbios relacionados à ansiedade afetam mais de 18,6 milhões de brasileiros ( 9,3% da população).

Felizmente hoje a situação está mudando para melhor! Há um crescente interesse por parte da população em cuidar da própria saúde, ter qualidade de vida e manter o bem estar físico e mental, porque afinal, é preciso estar se sentindo bem e com saúde para conseguir desempenhar todas as funções que surgem no nosso dia. Nunca se falou tanto em bem estar, qualidade de vida e busca pela felicidade como hoje em dia.

Mas afinal o que é qualidade de vida?  O conceito é muito abrangente e está diretamente associada ao bem estar pessoal e compreende não apenas a saúde física e psicológica, mas também as relações sociais, atividades intelectuais, valores culturais, éticos, religiosos etc. Enfim, qualidade de vida pode ser considerada o nível de satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida cotidiana, com as pessoas que as cercam e estar em harmonia com diversos fatores.

Com isso surge a oportunidade de inovação em nichos de mercados já existentes na área de alimentação, saúde e bem estar para atender a esse aumento de demanda. Já pensou sobre a quantidade de oportunidades de negócios que estão surgindo para profissionais como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, professores de yoga, profissionais de lazer? Sem falar em outros milhares que englobam toda a área de saúde, alimentação, relações sociais, espirituais, intelectual e bem estar de modo geral. Está surgindo um universo de possibilidades e devemos aproveitar esse momento para criar novos serviços e apresentá-los à essas pessoas que estão sedentas por cuidar de si mesmas e do seu bem estar.

No que diz respeito à alimentação, percebe- se um grande interesse por restaurantes com foco na alimentação saudável e funcional, até mesmo grandes redes de fast-food incluíram itens mais saudáveis em seus cardápios. As academias estão diversificando seus serviços, além das tradicionais atividades estão incluindo também yoga e meditação que contribuíram para o equilíbrio físico e mental. A área de serviços da saúde também precisou se adaptar a essa nova tendência. Cada vez mais as pessoas buscam não apenas o médico para fazer uma avaliação física, mas uma avaliação multidisciplinar que engloba nutricionista, psicólogo e um profissional que vai auxiliá-lo em atividades físicas.

E você já pensou em como o seu negócio será impactado com essa tendência e de que forma irá se diferenciar nesse mercado? Escreva suas idéias, dúvidas ou sugestões aqui nos comentários!

Manter a saúde e bem estar é o que vai permitir as pessoas terem mais qualidade de vida no seu dia a dia e assim poder aproveitar a vida como ela deve ser vivida! :-)

 

 

Sou Ana Carolina Pereira, o propósito do meu trabalho é contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional, visando à realização e satisfação de meus clientes através de estratégias, definição de objetivos e planos de ação que impactem positivamente suas carreiras e desenvolvam uma maior felicidade e assertividade em suas vidas. Sou psicóloga, coach de carreira e especialista em marketing pessoal.  Ministro palestras, cursos e workshops sobre empregabilidade, carreira, liderança, comunicação, profissão e mercado de trabalho. Conhecimento no Assessment PDA International e pelo Instituto Franklin Covey a formação "Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes."

Entre em contato comigo para saber mais sobre meu trabalho:

ana@anacarolinapereira.com

Será um prazer te ver no meu instagram @instaanacarolinapereira

 

 

Clube Ponto Pessoal
Ana Carolina Rodrigues Pereira
Ana Carolina Rodrigues Pereira Seguir

Psicóloga especialista em gestão de carreiras e marketing pessoal. Visa a realização profissional de seus clientes através de estratégias que tragam resultados e impactem positivamente suas carreiras e negócios, alinhados ao propósito de suas vidas.

Ler matéria completa
Indicados para você