[ editar artigo]

Aprenda a dizer não sem perder sua autoconfiança.

Aprenda a dizer não sem perder sua autoconfiança.

Como dizer não? Você já se viu preocupado e perdendo noites de sono por não saber dar como resposta essa palavrinha mágica? Descubra de onde vem o medo de dizer não e confira 5 dicas para fazer isso sem perder a confiança em você mesmo.

Saber como dizer não pode ser uma atitude mais difícil do que parece. E para isso não tem idade. Crianças, jovens, adultos e idosos costuma sofrer com essa mesma dificuldade.

Mas não é como se fosse uma dificuldade apenas em dizer a palavra “não” por si só. A complexidade do tema vai muito além disso, pois vem de medos e inseguranças.

Que tal quebrar esse paradigma entendo de onde vem o medo de dizer não e conhecendo 5 dicas para conseguir dizer a palavra mágica sem perder a autoconfiança? Isso pode impactar diretamente na sua marca pessoal! Então, vamos lá!

  • De onde vem o medo de dizer "não"?
  • 5 dicas de como dizer não e se manter confiante
  • Conclusão

De onde vem o medo de dizer "não"?

Adiar uma decisão da qual já se sabe a resposta não só te torna ineficiente como também acaba gerando desconforto e mal estar. Mas não saber como dizer não é algo que acontece constantemente na vida de muitas pessoas.

Isso porque culturalmente as pessoas pensam que o “não” pode acarretar em muitos reflexos negativos e na verdade é o contrário.

Vivemos em uma cultura que:

  • Nunca devemos perder uma oportunidade;
  • Colocamos os outros sempre em primeiro lugar e nos esquecemos de nós mesmos;
  • Sentimos profundo medo de decepcionar alguém.

Porém, toda escolha envolve abrir mão de alguma coisa e você precisa saber o que vai te fazer bem e não irá também prejudicar ao outro.

Muitas vezes dizemos “sim” para ajudar alguém, fechar um negócio, cumprir um prazo e assim por diante, mas no final das contas, o que realmente fica de bom para você mesmo?

Ou seja, diga não! Esse pequeno hábito consegue mudar sua vida.

5 dicas de como dizer não e se manter confiante

Dizer sim para tudo pode minar sua energia, produtividade e ser um grande sinal de falta de autoconfiança.

Porém, não confiar em você mesmo, saber do que você é capaz (e do que não é), conhecer seus limites e aceitar qualquer atitude, proposta, negociação ou coisa que o valha, é a primeira etapa para quem quer ter sucesso com sua marca pessoal e com a sua saúde psicológica dentro e fora do trabalho.

Sendo assim, algumas simples práticas podem mudar tudo! Por exemplo:

  • Não peça desculpas se não existe de fato uma culpa envolvida;
  • Não invente desculpas. Sinceridade e honestidade não é uma questão de culpa, e sim de caráter, autoconfiança e respeito com quem está te fazendo o pedido;
  • Seja gentil. Uma resposta negativa não precisa (e nem deve) ser sinônimo de grosseria e estupidez;
  • Não diga “vou pensar” se você já souber que não está disposto a algo. Isso apenas prolongará uma situação desconfortável e te deixará ansioso e preocupado, pensando no que fazer para escapar;
  • Não ache que o seu valor está ligado ao quanto você faz pelas outras pessoas. Quantidade não é qualidade, não é mesmo? Então se preocupe com o que você vai entregar para as pessoas quando se dispor a fazer algo e não em quantas vezes terá que repetir o ato. Saiba o momento certo de agir pelas pessoas certas.

Conclusão

Saber dizer não vai além do seu ambiente pessoal, serve para o profissional também. E vice-versa.

Então seja confiante, saiba que você não precisa dar conta de tudo a todo momento. Dê a você mesmo o seu verdadeiro valor, ao seu esforço e ao seu trabalho. Só você sabe o quanto determinada atitude, trabalho, decisão e afins vai custar para você, então saiba se posicionar.

Saber como dizer não é ótimo para te tornar mais confiante, superar medos e ter controle das suas próprias escolhas.

Sendo assim, pense em qual foi a última vez que você disse não para algo ou alguém e não perca mais tempo. Comece desde já a exercitar a prática: diga não! Esse é o primeiro passo em direção a autoconfiança e liberdade.

 

Lembre-se: Sua Marca é você!

Clube Ponto Pessoal
Jac Lopes
Jac Lopes Seguir

Mestre em Gestão de empresas pela EBAPE -FGV. Carioca, empreendedora digital. Embaixadora da Ponto Pessoal no Rio de Janeiro. Executiva de sucesso há mais de vinte anos com uma jornada profissional impecável e uma Marca Pessoal de muito VALOR.

Ler matéria completa
Indicados para você