[ editar artigo]

Liberação Miofascial na Qualidade de Vida e Performance Esportiva!

Liberação Miofascial na Qualidade de Vida e Performance Esportiva!

Tudo bem pessoal? Hoje em dia muitos adeptos de exercício físico vem buscando melhorar sua performance de treino e qualidade de vida fazendo Liberação Miofascial. Você já ouviu falar?

A técnica manual vem se popularizando muito rapidamente pela efetividade na performance esportiva, prevenção de lesão e qualidade do movimento na hora da pratica esportiva.

A técnica consiste em utilizar pressões específicas em pontos onde a musculatura esta sobrecarregada, formando pontos de dor chamados Pontos Gatilhos. Esses pontos são formados por acumulo de catabólitos que prejudicam a circulação de sangue no local desfavorecendo a oxigenação dos tecidos. As fáscias que recobrem a musculatura são formadas por tecido conjuntivo. Essas fáscias se movimentam sobre os músculos e quando estão tensas podem prejudicar o movimento muscular favorecendo ainda mais as tensões.

Muitos se confundem ou acreditam que a técnica demanda muita força para aplica-la, mas é exatamente ao contrário. As pressões exercidas na técnica são mais firmes e demandam mais de força, só que quem dita a força é o paciente.

Claro que alguns pontos podem doer ou ate mesmo incomodar um pouco mais, mas nada que seja absurdo. Lembre-se: O primeiro pensamento é sempre em não machucar o seu paciente, para depois pensar em ajuda-lo.

Praticantes de Crossfit, musculação, natação, corrida, Fisiculturismo e muitos outros esportes vem utilizando a técnica como meio preventivo.

Os benefícios são variados. Tais como: Melhora muscular, aumento de amplitude muscular e articular que favorece o ato esportivo, melhora na definição muscular, redução de dor, melhora da qualidade de vida pessoal e profissional, melhora na qualidade do sono, entre muitas outras.

Vale sempre salientar a importância de se procurar um profissional qualificado para realizar a técnica para se obter o máximo desempenho em sua pratica esportiva e também no seu dia a dia.

Quem me acompanha no Instagram (@lgb.fisio) sabe o quanto me preocupo com a prevenção de lesão e com a qualidade de vida de meus pacientes. A técnica bem aplicada pode te proporcionar uma vida com muito mais qualidade.

 

Fonte: Pixabay

Agradecimentos: @djonialexi e @adrianotadeubarbosa

 

 

Clube Ponto Pessoal
Luiz Gustavo Bornancin
Luiz Gustavo Bornancin Seguir

Sou Fisioterapeuta atuante na área de Osteopatia, Liberação Miofascial e Prevenção de Lesão Graduando em Osteopatia pela Escola de Osteopatia Madrid. Aqui você saberá um pouco mais sobre minha forma de atuar dentro da Fisioterapia. Vem comigo!

Ler matéria completa
Indicados para você