[ editar artigo]

Como aproveitar as festas de final de ano para o seu crescimento profissional

Como aproveitar as festas de final de ano para o seu crescimento profissional

 

É muito comum nesta época do ano receber o convite para a confraternização organizada pela empresa em que você trabalha ou até mesmo de fornecedores e parceiros, então como aproveitar as festas de fim de ano para seu crescimento profissional? Mesmo que seja um período de descontração e encontros, alguns cuidados para evitar gafes são bem necessários. Entretanto, também pode ser uma excelente oportunidade para agradecer seus colegas, se conectar e se engajar com outras pessoas.

Confira os pontos que separei para que você aproveite essas festividades da melhor maneira.

 

Compareça a festa

A empresa investiu tempo e recursos para organizar a confraternização e proporcionar um bom momento presencial para o time, fornecedores ou parceiros e, por isso, não dê apenas uma “passadinha”. Esteja presente de verdade no evento, aproveite e conecte-se pelo LinkedIn com quem ainda não está - aproveite a funcionalidade do QR que a rede disponibiliza, como já falei no artigo http://trilhasdacarreira.com.br/trilhas/2018/09/17/visita-ao-linkedin-brasil-em-sp/.


 

Conhecer os executivos que não te conhecem pessoalmente

Nessas confraternizações é comum que a grande maioria dos colaboradores compareçam - e isso se torna uma excelente maneira de se apresentar - sem forçar a barra - para aqueles que você ainda não teve a oportunidade de conversar pessoalmente pois ou está em outro prédio, outra cidade, outro país, ou realmente trabalharam remoto sem terem se encontrado pessoalmente. Diga seu nome, que é um prazer conhecê-lo (a), que área trabalha e ajude-o a lembrar quais projetos trabalharam juntos de alguma forma (treine aqui seu próprio pitch!), sempre de forma natural para causar uma boa impressão.

 

Conversar com colaboradores de outras áreas

A festa da empresa também pode ser um momento para ativar seu intra-networking!

Socializar com pessoas de outros departamentos cria laços com quem você não conhecia. Às vezes, conhecemos a pessoa que trabalha ao nosso lado apenas no viés profissional e nem sabemos quais hobbies ele (a) tem, não é mesmo? Além disso, esse contato pode até ajudar na solução de problemas profissionais que não têm necessariamente ligação com a sua área.

 

Agradecer seus colegas de profissão

Todo mundo tem pessoas com as quais podem contar nos dias bons e difíceis vividos na rotina da empresa. Aproveite a confraternização para agradecer cada uma delas que impactou positivamente a sua carreira nos últimos tempos.

Às vezes pode ter sido um pequeno gesto ou uma frase que te ajudou em uma determinada situação. Relembre a atitude e mostre sua gratidão!

E também pode ser um bom momento para você pedir uma recomendação de seu trabalho ou do projeto feito em conjunto através do LinkedIn, por que não? Em um outro momento mais tranquilo e reservado, seu colega poderá fazer tanto uma recomendação escritas de você ou você mesmo fazer para ele(a) (solicite uma recomendação ou recomendar), pois estas recomendações públicas no Linkedin são de grande valor! Existe também a possibilidade de fazer recomendações mais rápidas no campo “COMPETÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES”, onde você mesmo poderá incluir ali suas principais palavras-chave. Como “Gentileza gera Gentileza” e são fáceis de escolher e clicar, seja proativo e faça este movimento nos perfis de outros profissionais próximos a você.

Por outro lado, lembre-se, em todos esses momentos, de assumir um posicionamento positivo. Não é hora - nem lugar - de falar sobre problemas pessoais ou profissionais. Ninguém quer conversar sobre assuntos desagradáveis, muito polêmicos, sobre fofocas ou intrigas.

 

O que evitar

Esses pontos são muito falados quando o assunto é  festa corporativa, mas vale o lembrete: evitar roupas muito chamativas, dançar sem perder a linha, beber e comer com moderação, evitar discussões calorosas, cuidar com fotografias e postagens constrangedoras e levar amigos que não foram convidados.

Espero que com essas dicas você faça bonito na confraternização da sua empresa e que esse momento proporcione contatos interessantes e relevantes para alavancar sua carreira e seus negócios!

 

Fabiana Schneider

Consultora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos estou empreendendo através da Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, além de atuar como especialista em LinkedIn, palestrante e dar aulas de R&S. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, também sou apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br

Blog | LinkedIn | Artigos no LinkedIn | Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

Clube Ponto Pessoal
Fabiana Schneider
Fabiana Schneider Seguir

Olá! Sou Fabiana Schneider, Consultora de Carreira e Headhunter, empreendedora e Diretora Geral da Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, além de especialista em LinkedIn, palestrante e professora de R&S.

Ler matéria completa
Indicados para você