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Coolhunting - vamos caçar coisas legais?

Coolhunting - vamos caçar coisas legais?

Esta semana, a consultora de tendências e negócios da moda, Silvia Scigliano https://www.instagram.com/silviascigliano/ estará em Curitiba/PR para um curso inédito sobre Coolhunting.

E como adoro "caçar coisas legais", como definido por ela na entrevista onde falamos sobre tendências, aproveitei o gancho para conversar com ela sobre as novidades, que já foram apresentadas em Belo Horizonte e tem datas programadas para Goiânia, no próximo mês.

 

1) O que é Coolhunting?

Silvia Scigliano - Coolhunting é um termo que surgiu nos anos 90 para os profissionais de marketing, e significa "caçar coisas legais". Na verdade é muito mais do que isso: é observar e captar sinais de novos comportamentos e entender como eles poderão influenciar o futuro do consumo no mundo ou em alguma região específica. 

 

2) Qual a importância de abrirmos nosso aprendizado para ele sobre nossa carreira?


Silvia Scigliano - Coolhunting é importante como ferramenta de inspiração de inovação para qualquer indústria. Em tempos de mudanças exponenciais, nada mais importante do que estarmos conectados as "espírito do tempo", também conhecido como "zeitgeist". 

 

3) Ele é para todos os profissionais, todas as carreiras?
 

Silvia Scigliano - A profissão vem se desenvolvendo e migrando para várias outras áreas, como a moda, arquitetura, design, etc. Hoje, inclusive, a moda serve como inspiração para várias outras indústrias, como instrumento para inovação, devido a capacidade do olhar treinado de seus profissionais e criativos em prever tendências, através da observação constante do comportamento de seus consumidores. Afinal:

Moda é comunicação e expressão, e vai muito além da roupa. Através dela podemos entender mais sobre a história e todo o comportamento de uma sociedade.

 

4) E quem já fez algum curso, terá uma outra visão sobre o tema?

Silvia Scigliano -  Eu trago toda a parte teórica, através da visão de diferentes pesquisadores e autores sobre o tema ao longo da história. Teremos também a parte prática que inclui a pesquisa e confecção de moodboards e o Safari Urbano, onde sairemos pelas ruas de Curitiba para exercitar o olhar e perceber novos comportamentos locais. É muito importante abrir a cabeça e valorizar o local.

Esse é o diferencial do curso e minha fonte de pesquisa são as gerações!

Meu olhar é de uma brasileira que morou anos em NY e frequenta sempre a cidade com o NY Fashion Tour, 2 vezes por ano, durante o NYFW. Pesquisando tendências e inovações, como o olhar de como isso deve pegar ou não no Brasil.


5) Se eu fosse definir a Silvia como uma tendência, como seria essa definição?

Silvia Scigliano -  que difícil isso... rsrsrs Bom, acho que seria estar sempre em busca de algo novo para trazer para os alunos. Fazer pensar, abrir o olhar, expandir visões, se conectar com o novo, inspirar...

 

6) E Indique pra gente, por favor, 2 tendências mundiais que serão debatidas no encontro em CWB

Silvia Scigliano -  Sustentabilidade e Diversidade.

Clube Ponto Pessoal
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Palestrante internacional e especialista em Marketing Pessoal desde 2006 com destaque para o tema Pós-Luxo e em Trend Talks com aprovação nacional e internacionalmente. Fundador e CEO da Ponto Pessoal.

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