[ editar artigo]

Criança pode treinar?

Criança pode treinar?

Criança pode treinar? 

Esta é uma das questões mais discutidas na atualidade. 

Antes da reposta, algumas informações. Trabalhos vem fazendo que cada vez mais as horas de lazer e tempo livre de nossas crianças vem sendo destinadas as tecnologias (computadores, celulares, tabletes, videogames, jogos online entre outros), resultando em uma redução dos níveis de atividade física. E como consequência aumento da composição corporal, prevalência de excesso de peso na infância e baixos níveis de aptidão física. Todos fatores de risco para a saúde das crianças. 

Agora sim, vamos a resposta. Não só pode como deve treinar, incluir a rotina de exercícios físicos durante a infância pode, no início, parecer bem complicado, mas é necessária! Além de prazerosa, as práticas trazem benefícios fundamentais para o desenvolvimento saudável e completo da criança. Melhorando sua composição corporal, força, agilidade, disposição, equilíbrio, coordenação motora, prevenindo lesões, aumenta a capacidade cardio respiratória, auxilia no processo de crescimento e melhora a capacidade cognitiva, entre outros diversos benefícios.

Obviamente, o sucesso no desenvolvimento da criança vai depender da qualidade do treino prescrito, e da supervisão de um profissional capacitado. Lembrando que criança brinca de treinar, ou seja, intervenções de caráter lúdico/recreativo demonstram ser mais eficazes já que as crianças gostam de atividades que chamam e prendem a atenção, fazendo com que a criança goste de treinar e assim conseguimos otimizar os resultados.

TAGS

Criancas

Ler matéria completa
Indicados para você