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Enquanto você está ai, o outro está fazendo marketing pessoal - ou ele NÃO é para você?

Enquanto você está ai, o outro está fazendo marketing pessoal - ou ele NÃO é para você?

 

Aprender MARKETING PESSOAL, que (não) é para todos, exige de você aprender uma série de COMPETÊNCIAS para que se destaque ainda mais.

Por isso pensamos na ESCOLA PONTO PESSOAL, para lhe ajudar nestas etapas com professores/especialistas em suas áreas e TOTALMENTE ONLINE.

 

 

Os cursos que desenvolvemos são para você estruturar um plano de marketing pessoal, ao longo de etapas, em cursos online de rápidos aprendizados.

 

Um plano de marketing pessoal é algo fácil de ser implantado. Na verdade, trata-se de um conjunto de ações e ferramentas que, se utilizados em conjunto, ajudam a promover a carreira e a imagem de um profissional.


Incluir a preocupação com a carreira e imagem em todas suas ações e em seus relacionamentos pessoais e profissionais, é o jeito certo de se fazer marketing pessoal.

 

Para facilitar o aprendizado deste plano, destacam-se 5 passos, descritos abaixo, e trabalhados por nós desde 2006

 

ETAPA 1 - Autoconhecimento

É a busca das competências pessoais do profissional, aqueles atributos que fazem parte do comportamento, e que podem ter um impacto positivo na atuação.

Qualidades como automotivação, liderança, criatividade, bom humor, capacidade de produzir conhecimentos, relacionamento interpessoal e capacidade de sonhar são os atributos essenciais que precisam ser desenvolvidos e incorporados à carreira profissional.

Você já pensou quais características lhe destacam como profissional e pessoa?

O autoconhecimento destaca os pontos fortes e faz com que o profissional consiga chegar a um objetivo, primeiro passo para a construção do seu Plano de Marketing Pessoal.

Trabalhar o CHA – conhecimento, habilidade e atitude, é a melhor estratégia para se desenvolver o autoconhecimento e atingir os objetivos traçados.

CHA

 

ETAPA 2 - Pesquisas

Pesquise, analise e estude seu mercado de trabalho, seus concorrentes e seus futuros clientes (pessoas ou empresas). Você certamente desenvolverá uma forma distinta de se comunicar.

Grandes palestrantes falam que quanto mais suar com antecipação, menos deverá suar quando estiver frente ao público, e as pesquisas fazem com que você se assegure que sabe mais sobre um assunto. Pense no seu negócio e deixe com que as ideias passem aleatoriamente em seu subconsciente. Logo, elas começarão a ficar mais claras e seus pensamentos se cristalizarão.

 

Não repita o que seu concorrente faz, mas inove, crie! Quais são seus concorrentes?

 

 

ETAPA 3 - Networking

É o passo que definirá o sucesso ou não do seu Plano. Investir em relacionamentos é investir na própria carreira, porque não se faz nada sozinho, depende-se e precisa-se das pessoas. Reconhecer isso é usar técnicas para se beneficiar, destacar o profissional.

Uma boa estratégia de relacionamento é oferecer os seus serviços/produtos como degustação, de forma gratuita. Desde que você saiba quem são as pessoas certas, os influenciadores, que chegam a levar multidões por onde quer que andam e falam.

Ser um influenciador nos dias de hoje é ter voz ativa dentro das empresas, pois é ser a representação individual dos consumidores que seguem a capacidade de influenciar.

 

ETAPA 4 - Promoção

A forma como você vende seu negócio tem relação com a imagem que você quer transmitir.

Para uma promoção bem realizada do planejamento pessoal, preocupe-se com o desenvolvimento da sua imagem pessoal, para que o público com o que você se relaciona tenha uma boa primeira impressão de você e de sua empresa/trabalho.

Faz parte de uma boa estratégia de promoção, simplificar a comunicação com o mercado. Quanto mais simples, mais efetiva.

Os melhores profissionais utilizam palavras simples e sentenças curtas. Livre-se dos clichês, termos técnicos, frases confusas ou palavras estranhas. Certas palavras ficam bem no papel, mas tornam-se difíceis quando ditas. Elabore sua promoção com dados específicos (para o público que ela é direcionada), exemplos concretos, nomes, números e longe de conceitos abstratos e especulações sem fundamento.

Mostre-se entusiasmado com seu negócio, e comece preocupando-se com o seu Dress Code (Como se Vestir). Lembre-se sempre de que a primeira impressão é a que fica!

 

ETAPA 5 - Atendimento

Saia da zona de conforto e arrisque-se!

A forma como você atende seu público completa o desenvolvimento do Plano de Marketing Pessoal.

A apresentação é fundamental para que a mensagem seja transmitida e recebida de forma eficaz. É quando seu cliente valida tudo que viu até o momento, em todos os outros passos.

Sua preocupação nesta etapa é desenvolver a comunicação. Faz parte dela os meios que você se apresenta: site, blog, sala comercial, e-mails, telefonemas, redes sociais e cartão de visitas.

Seja você um empresário ou não, o atendimento é a forma que você se relaciona com todas as pessoas que mantêm contato. Ele é a etapa final do seu Plano de Marketing Pessoal, mas também é a porta de entrada para que seu trabalho seja reconhecido.

 

Identifique-se com o melhor de você mesmo!

Os passos descritos aqui são orientações para que você desenvolva seu potencial competitivo, através de estratégias de marketing pessoal.

O que foi exposto acima faz-se necessário para a construção de uma identidade pessoal, pois, além de conceitos, remete à prática e à orientação de como fazer.

Agora depende de você e do quanto você está disposto a se dedicar na aplicação deste Plano.

Comece desde já!

 

Veja os cursos que já existem para mais informações e orientação na Escola Ponto Pessoal

 

Permaneça sempre conectado com o melhor de você mesmo!


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Clube Ponto Pessoal
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Palestrante internacional e especialista em Marketing Pessoal desde 2006 com destaque para o tema Pós-Luxo e em Trend Talks com aprovação nacional e internacionalmente. Fundador e CEO da Ponto Pessoal.

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