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Marketing Pessoal: Como construir uma rede de contatos de sucesso

Marketing Pessoal: Como construir uma rede de contatos de sucesso

Para ter um bom marketing pessoal você deve fazer networking! Muita gente acredita que apenas entrar em contato com outra pessoa é networking. Não, não é. Networking é uma palavra que vai muito além de ter um telefone ou ter a pessoa adicionada em sua rede social. É preciso, antes de mais nada, que o outro saiba quem você é.

Estar conectado com pessoas influentes e que possam contribuir para o seu crescimento profissional e pessoal é uma espécie de capital que te ajudará a divulgar a sua marca pessoal através do marketing pessoal.

Mas como ter certeza que seu networking realmente seja uma rede de sucesso e que seu marketing pessoal pode se fortalecer com isso? Olhe com atenção algumas dicas que preparei para você.

Esteja sempre aberto, sem preconceitos

Esteja sempre aberto a conhecer os mais diversos profissionais. Às vezes, aquela pessoa que você achava que não poderia te ajudar pode fazer uma grande diferença em sua carreira.

Tenha rotina de construir seu capital relacional

O networking deve ser algo incorporado ao seu marketing pessoal, isso quer dizer que não existe hora para se relacionar. Deixe que uma das suas habilidades seja o capital relacional e se relacione todos os dias. Tenha uma meta de conhecer alguém novo todos os dias.

A tecnologia deve estar a favor de seu networking

Invista nas redes sociais para começar conversas com pessoas que sejam do seu interesse. A tecnologia é uma grande aliada para chegarmos em pessoas que estão distantes, mas que podem agregar a nossa rede. Ao adicionar uma pessoa que admira na sua rede, pode chamar a atenção dela com seus comentários e também de novos seguidores.

Inconveniência, jamais

Não há nada pior do que as pessoas que ficam mandando correntes ou puxando assuntos sem sentido apenas para aparecer. O que pode enfraquecer a sua rede de contatos e fazer com que as pessoas se afastam é ser inconveniente. Sempre busque por assuntos em comum e quando não tiver o que falar é melhor ficar quieta.

Também não use o seu networking apenas para pedir favores, lembre-se que ele é uma via de duas mãos: você ajuda e é ajudada, você fornece informações e recebe outras em troca.

Dar retorno é fundamental

Se receber uma mensagem ou e-mail e não puder responder imediatamente, não tem problema. Mas, não deixe que passe muito tempo para você dar um retorno a pessoa. Não há nada pior do que alguém lhe procurar e não ter um retorno.

Se for o caso, avise que está ocupado, mas que depois irá ver a solicitação com a atenção.

Se faça presente em eventos

Eventos são ótimos para ampliar o seu capital relacional, até porque as pessoas que estão lá já possuem um ponto em comum: o tema abordado. Esse já é um bom motivo para começar a conversar com as pessoas e trabalhar o networking.

Só conversas de boa qualidade

As conversas devem ter conteúdo e expressar o que você pensa ou a forma como vê as coisas. Deixe o seu marketing pessoal evidente para a sua rede de contatos, deixem que conheçam quais são os seus pontos fortes.  

Lembre-se que o networking não é apenas importante para a sua carreira, mas para seu marketing pessoal, o que permitirá que você se torne uma referência. Por isso, não construa apenas uma rede, invista no capital relacional para ter sucesso.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!

Jac Lopes

Clube Ponto Pessoal
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Mestre em Gestão de empresas pela EBAPE -FGV. Carioca, empreendedora digital. Embaixadora da Ponto Pessoal no Rio de Janeiro. Executiva de sucesso há mais de vinte anos com uma jornada profissional impecável e uma Marca Pessoal de muito VALOR.

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