[ editar artigo]

10 dicas para melhorar o seu ambiente de trabalho

10 dicas para melhorar o seu ambiente de trabalho

O local de trabalho é um dos lugares onde você passa mais tempo, por isso, ele precisa ter um clima leve e saudável.

Você passa mais tempo com os seus colegas de trabalho do que com os seus familiares e amigos. Além disso, como em qualquer relacionamento, podemos ter problemas com a comunicação e conflitos. Por isso, precisamos cuidar das nossas relações para evitarmos desentendimentos desnecessários.

Nesse artigo, você encontrará algumas dicas que te ajudarão a melhorar o clima com os seus colegas de trabalho.

1) Saiba ouvir, sempre

Quando alguém falar com você, pare o que está fazendo e de fato, o escute com atenção e comprometimento. Não tenha pressa em responder tudo instantaneamente. O diálogo é uma importante ferramenta de construção e integração, além de ser fundamental para o seu crescimento e aprendizado, pois ele amplia os seus horizontes.

2) Críticas construtivas são bem-vindas

As críticas são fundamentais para o seu crescimento, por isso, devemos assimilar todas elas, buscando, sempre, a evolução.

3) Não se esqueça de sorrir

Com a correria do dia a dia, às vezes, nos esquecemos de sorrir. Por mais que tenhamos muitos motivos que afetem o nosso bom humor, não podemos deixá-los afetarem as nossas relações sociais e profissionais.

4) Seja grato

Agradeça toda e qualquer forma de ajuda que você receber. As pessoas não são obrigadas a te ajudar e se fizerem isso, o mínimo que deveriam receber em troca é a sua gratidão.

5) Respeito às diferenças

As pessoas são diferentes em seus modos de pensar e de agir, e precisamos respeitar todas as diferenças, tornado o ambiente de trabalho mais harmonioso e pacífico.

6) Faça uma pausa

Fazer uma pausa rápida durante o seu dia de trabalho, te deixará mais produtivo e focado.

7) Pense antes de falar

Antes de agir ou de falar, pare e avalie a situação. Não tome nenhuma atitude ou fale algo sem se planejar e sem pensar e avaliar o todo. A impulsividade é uma característica de pessoas nervosas e que não possuem equilíbrio emocional.

8) Não faça julgamentos

Não critique ou faça julgamentos de seus colegas de trabalho. Também não é recomendado que você faça fofocas.

9) Não se abale com fatores externos

Não permita que as situações ou os fatores externos interfiram no seu dia. Você não tem controle sobre eles e por isso, não pode fazer nada em relação a eles.

10) Tenha foco

Faça uma tarefa de cada vez, pois isso, vai garantir um resultado mais efetivo e que você não se desequilibre emocionalmente.

Clube Ponto Pessoal
Vanessa Marinelli
Vanessa Marinelli Seguir

Publicitária de formação e com pós graduação em Marketing. Mais de 9 anos de experiência na gestão de marcas, atendimento ao cliente e eventos empresariais.

Ler matéria completa
Indicados para você