[ editar artigo]

Minimalismo e marketing pessoal, menos é mais?

Minimalismo e marketing pessoal, menos é mais?

“A organização transforma radicalmente a vida – isso é 100% válido para qualquer pessoa.”  Marie Kondo.

Marketing pessoal é um tema que me dedico e para falar sobre tenho ido aos mais diversos lugares, essa semana fui ao maior evento sobre organização.

O setor de organização no Brasil cresce 30% ao ano, personal organizer é uma nova carreira e bem promissora. Há diversos segmentos dentro da organização muito interessantes, como organização de: espaços profissionais e de casas, closets, documentos, meio digital, pós luto, casamento e muitos outros.

O maior evento do setor de organização do Brasil, a quinta edição do Personal Organizer Brasil 2018, em São Paulo, organizado por José Luiz Cunha aconteceu nos dias 21 e 22/09. O evento ofereceu muito networking, aprendizado, tendências do mercado de organização, produtos e soluções para o segmento, além de muitas oportunidades.

Mais de 1000 pessoas estiveram lá ávidas por aprender a melhorar seu trabalho e para ouvir os palestrantes que dividiram seus conhecimentos.  Eu fui uma das palestrantes e falei sobre Marca Pessoal e como as personal organizers tinham que se ver como marcas. Foi sensacional! A receptividade pelo tema foi incrível e meu foco foi mostrar a importância do marketing pessoal para essa nova profissão.

Em sua maioria o público do evento eram mulheres que trocaram suas profissões de origem como: advogadas, médicas, professoras, psicólogas, executivas, pela paixão da organização e viraram POS, como são carinhosamente chamadas as personal organizers.

O evento contou com mais de 30 convidados que ministraram palestras e workshops com conteúdo diversificado e de muito valor. Um dos ícones do setor é a Micaela Góes (micaelagoes.com.br) que desenvolveu um método próprio de organização que vem sendo aplicado tanto no Santa Ajuda programa do canal GNT, quanto com seus clientes.

O auge do evento foi o lançamento do livro Vivendo sem empregada da brasileira, que vive hoje em Chicago, Helena Alkhas (apersonalorganizer.com) certificada pelo Institute of Challenging Disorganization (ICD) e pela NAPO.

Helena uma brasileira que tem um lema muito interessante “A Vida pode ser mais simples”, foi com esse espirito de simplicidade para se viver melhor que conduziu o painel internacional com Micaela Góes e Joshua Becker como título “Onde o Minimalismo encontra a organização”.

O painel mostrou como o minimalismo consciente pode ajudar no trabalho da personal organizer. Assistindo o painel me apaixonei pela mensagem do Joshua Becker pela simplicidade de mostrar um novo caminho para o excesso de consumo.

O americano que vive em Peoria, no estado do Arizona nos USA, com sua esposa e dois filhos pequenos é o fundador e editor do Becoming Minimalist, um site dedicado à vida intencional. Ele contribui para a revista TIME, The Wall Street Journal, USA Today e Christianity Today, Forbes, tendo já aparecido em inúmeros programas de televisão, incluindo o CBS Evening News.

Joshua (becomingminimalist.com) e sua jovem família foram apresentados ao minimalismo há nove anos durante uma breve conversa com o vizinho. Desde então, a história e a escrita de Joshua inspiraram milhões em todo o mundo a encontrar mais vida possuindo menos posses. 

Ele é uma das principais vozes do movimento moderno de simplicidade, atingindo mais de 1 milhão de leitores todos os meses. Ele também é o fundador do The Hope Effect, uma organização sem fins lucrativos que muda a forma como o mundo se preocupa com os órfãos.

A essência do estilo de vida minimalista, uma tendência mundial, é simplificar a vida e se concentrar no mais importante, isso significa não acumular objetos, organizar a bagunça, descomplicar a rotina e ter tempo para fazer o que gosta e conviver com pessoas queridas. No minimalismo, movimento inspirado nas artes, a ideia é viver com menos.

E o que o Minimalismo tem a ver com marketing pessoal? Tudo, na minha opinião.

Minimalismo é uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em favor de se concentrarem no que é importante para encontrar a felicidade, realização pessoal e, principalmente, liberdade. 

E o marketing pessoal  prega justamente isso, a importância da transformação naquilo que você é melhor, mostrando seu valores. E claro que livrando-se de excessos em favor de se concentrar no que é mais importante para você, você se sente mais realizado e  feliz.

Sendo minimalista você terá mais tempo para viver e conviver com o que você realmente ama fazer, pode transformar seu dia e dar foco ao que realmente interessa, mostrar ao mundo o seu melhor isso nada mais é do que a essência do marketing pessoal.

Simplicidade traz equilíbrio, liberdade e alegria e isso tem muito a ver com um mundo menos consumista e melhor para todos. Esse foi o grande aprendizado que tive nesse evento.

Tenho certeza que a palestra que eu dei colocou uma sementinha de marketing pessoal no coração das POS e essa é a minha missão, minha contribuição, para que cada uma possa ser transformado, pelo marketing pessoal.

Fui ensinar mais aprendi muito e deixo aqui a frase do Joshua Becker que me impactou, reflita você também.

                                                                  “The more things you own, more things own you.”

                                                                                                                                     Joshua Becker.

 

TAGS
Clube Ponto Pessoal
Jac Lopes
Jac Lopes Seguir

Mestre em Gestão de empresas pela EBAPE -FGV. Carioca, empreendedora digital. Embaixadora da Ponto Pessoal no Rio de Janeiro. Executiva de sucesso há mais de vinte anos com uma jornada profissional impecável e uma Marca Pessoal de muito VALOR.

Ler matéria completa
Indicados para você