[ editar artigo]

O metabolismo desacelera com o tempo. Mas há formas de correr atrás do prejuízo

O metabolismo desacelera com o tempo. Mas há formas de correr atrás do prejuízo

O metabolismo desacelera com o tempo. Mas há formas de correr atrás do prejuízo

 

Nutrologia ajuda a identificar gasto metabólico visando um tratamento individual para que a pessoa atinja seu máximo potencial para a idade

 

Quem nunca sentiu o peso do tempo sobre os ombros? Pouca disposição, cansaço permanente e dificuldade em realizar a rotina diária tornam-se frequentes com o passar dos anos, dando aquela sensação de que o metabolismo está desacelerando.

 

“Por volta de 40 a 50 anos, fase em que deveríamos estar no auge da disposição para desfrutarmos tudo o que conquistamos em nossas vidas (carreira consolidada, filhos crescidos), que os sintomas da redução do metabolismo se acentuam e tornam a vida mais difícil”, observa a médica nutróloga Débora Froehner, da NutroCARE.

 

Ganho de peso, redução da concentração, indisposição são alguns dos muitos sintomas decorrentes da redução do metabolismo. De forma geral, mulheres são mais afetadas com o passar dos anos e a queda no gasto energético decorrente de alterações hormonais fatalmente propicia o ganho de gordura, principalmente abdominal, a terrível dificuldade em manter o peso saudável e a redução de disposição para a rotina diária.

 

A Nutrologia é a especialidade que visa avaliar o metabolismo do ponto de vista global incluindo vitaminas e hormônios, até o nível celular. “Através de alguns exames conseguimos identificar se realmente o gasto metabólico está caindo e agir neste processo”, diz Debora.

Para tornar o processo de avaliação mais preciso e assertivo, Debora disponibiliza aos pacientes da clínica a avaliação metabólica por calorimetria. O exame se dá pela análise do consumo de oxigênio e produção de gás carbônico, permitindo a quantificação real do gasto calórico, além de identificação do substrato energético utilizado pelo metabolismo, ou seja, se o corpo está usando gordura, açúcares ou aminoácidos. Trata-se de um exame simples, não-invasivo, feito no próprio consultório, tornando a avaliação nutrológica mais dinâmica e os resultados melhores

A partir disso, da avaliação metabólica é possível traçar um planejamento individual e personalizado, visando melhorar a condição muscular, o equilíbrio hormonal e os níveis vitamínicos, para que a pessoa atinja seu potencial máximo para a idade.

 

Alguns dados

Até os 25 anos o corpo termina de formar os ossos e é no final dessa década que perder peso leva um pouco mais de trabalho. Conforme nos aproximamos aos 30, o metabolismo começa a desacelerar, 2% por década.

Entre 40 e 60 anos as pessoas perdem aproximadamente 200 gramas de músculo e ganham 600 gramas de gordura por ano. A partir dos 50 anos o corpo tem a tendência em substituir a massa muscular perdida pela gordura corporal.

Falta de sono torna o metabolismo mais lento. O indicado é sete a oito horas de sono por noite para regular os níveis hormonais, mas esse número varia de pessoa para pessoa.

Outro fator que prejudica o metabolismo é o estresse. Ele coloca seu corpo em estado de tensão, e muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

 

Dra. Débora Froehner – médica nutróloga

Membro da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism, da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Associação Brasileira de Nutrologia, dra. Debora Froehner é médica nutróloga, com formação pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, com título de especialista em Nutrologia e em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral. Com ampla experiência em terapia nutricional em instituições como Hospital de Clínicas e Hospital da Cruz Vermelha, onde coordena as equipes de terapia nutricional; no âmbito ambulatorial, realiza atendimentos em seu consultório particular na Clínica NutroCARE. Também especialista em Gestão e Qualidade na Saúde, dra. Debora fornece consultoria para diversas empresas nas áreas de terapia nutricional e qualidade de vida.

 

Dra. Débora Froehner - NutroCARE

R. Bruno Filgueira, 369, cj 402
Batel - Curitiba

fone: (41) 3618-7004

Clube Ponto Pessoal
Ler matéria completa
Indicados para você