[ editar artigo]

O poder da VOZ na comunicação

O poder da VOZ na comunicação

Já parou para pensar que a voz é uma das ferramentas de comunicação mais antiga que existe?

A nossa voz é parte de nossa identidade, faz parte da nossa marca pessoal, reflete a nossa personalidade, emoções e intensões.  O tom de voz é um dos elementos mais influentes na comunicação dos seres humanos. Quando pensamos em marketing pessoal, a voz é um de seus importantes complementos. E quando pensamentos em marketing de relacionamento, a voz ainda é a forma mais assertiva para gerar credibilidade desde o primeiro contato até o fechamento de uma negociação.  

Qualquer assunto relacionado à voz me fascina. Além de profissional na área de marketing e vendas, eu também sou cantora. Pratico o canto de forma amadora ou profissional desde a infância participando de eventos musicais através de canto coral, madrigais, duetos e solos. Dou extrema atenção a esse instrumento chamado voz, visto que conheço na prática os grandes feitos que esta é capaz de realizar. 

A voz cantada tem algumas particularidades e carece do uso de técnicas para que o som seja projetado adequadamente, de forma agradável e que atinja o objetivo de tocar o ouvinte. Inúmeras vezes a minha voz cantada trouxe acalento, consolo e alegria aos que ouviam. 

Mas, será que a voz falada também tem o poder de mexer com as pessoas? Absolutamente! A voz falada tem muito poder se empregada de forma correta. 

Para que haja uma comunicação eficaz através da voz falada, é preciso que o locutor se atente à alguns aspectos importantes a fim de que o som seja agradável, a mensagem seja clara e alcance o objetivo esperado. A voz falada deve ser considerada como parte do conjunto que compõe o nosso marketing pessoal. Quando a voz falada não é projetada corretamente ou não é agradável aos ouvidos, todo o conjunto pode ser prejudicado. 

Você já teve a experiência de ouvir alguém, seja pessoalmente, por telefone ou vídeo, em que a pessoa não tinha firmeza ao colocar a voz e isto te causou uma insegurança quanto à informação recebida? Pois bem, muitas vezes o locutor até dominava o assunto, mas infelizmente não dominava a impostação da própria voz. 

Uma pesquisa realizada por três universidades, entre elas o Instituto de Psicologia de Glasgow (Reino Unido), diz que pessoas que possuem um domínio na projeção da voz, sabendo aumentar e alternar o tom da voz durante a fala logo são percebidas como pessoas mais confiáveis e convincentes. 

Um estudo sobre voz e percepção feito pela Universidade Autónoma de Barcelona, chegou a algumas conclusões interessantes sobre o efeito que alguns timbres de voz podem trazer durante a comunicação. Veja abaixo:

• Falar em um tom de voz baixo pode sugerir que o locutor tem grandes fraquezas ou que é tímido;

• Manter a voz em uma mesma entonação, sem variar tons e não aplicar devidos nuances, pode levar o ouvinte desde distração a sonolência;

• Aqueles que empregam um tom de voz mais aguda ou entonações estridentes, transmitem baixa credibilidade e nervosismo;

• O tom de voz médio-grave sugere maturidade e gera confiança nos demais. Ele é o mais utilizado nos anúncios publicitários;

• Uma voz firme e segura nos faz pensar que quem fala é distinto e importante.

Veja agora algumas dicas para melhorar a colocação da voz falada durante a sua comunicação: 

• Crie o hábito de ouvir os próprios áudios e vídeos para observar se a voz está em tom audível e agradável aos ouvidos;

• Controle a respiração. Inspire e respire calmamente, o que ajudará diminuir a ansiedade e controlar a frequência vocal;

• Tenha domínio sobre a intensidade e o volume da voz. Isso demonstra autocontrole. Há muitos vídeos disponíveis com dicas de projeção vocal adequada;

• Articule e vocalize bem cada palavra lembrando que o locutor é o responsável por tornar a mensagem clara;

• Atente-se a velocidade com que fala as palavras. Muita velocidade pode aparentar ansiedade e tensão. Pouca velocidade pode aparentar desconexão e falta de interesse;

• Faça um bom aquecimento vocal quando estiver prestes a longos períodos de uso da voz;

• Hidrate as pregas vocais bebendo muita água e tenha uma alimentação saudável;

• Procure ajuda de um fonoaudiólogo caso identifique dificuldade de seguir as dicas citadas acima. 

Pronto! Depois destes cuidados, as chances de cativar o ouvinte aumentará muitíssimo e certamente trará grandes resultados na comunicação verbal. 

Clube Ponto Pessoal
Lucila David
Lucila David Seguir

Sou graduada em Marketing com especialização em Comunicação e Marketing Pessoal pela Ponto Pessoal com o intuito de assessorar pessoas no aperfeiçoamento do propósito de vida, a fim de atuarem de modo excelente e relevante em suas vocações.

Ler matéria completa
Indicados para você