[ editar artigo]

O poder do NÃO!

O poder do NÃO!

Você precisa aprender a dizer NÃO.

Toda vez que você diz SIM para alguém, você está dizendo NÃO para você, e acaba se sobrecarregando com coisas que não quer fazer ou que vão te levar a lugar nenhum. Compromete-se com algo que poderia facilmente ser delegado ou que se resolveria com um simples Não. Às vezes queremos ajudar, sermos úteis, mas o não pode ajudar muito mais pessoa que precisava ouvi-lo, fazendo-a crescer, inclusive. Já pensou nisso?

Lembre que somos responsáveis pela vida que temos e quando ACEITAMOS TUDO, NÃO ESCOLHEMOS NADA.

Por isso é tão importante sairmos do piloto automático e sabermos exatamente como nos sentimos, o tempo todo, conhecermos nossas emoções e sabermos o que queremos, pois assim teremos a convicção de que se dissermos ‘não’, naquele momento, é por que realmente vai afetar o caminho que traçamos para os nossos objetivos e quando decidimos dizer sim, será consciente e não atrapalhará nossos planos. Fazer de PROPÓSITO e não SEM QUERER! De acordo?

Quando você tem isso em mente, você tem FOCO! Quando não sabemos pra onde queremos ir, qualquer pessoa pode nos conduzir, e vamos vendo a vida nos levar para qualquer lugar e depois não podemos reclamar que não está do jeito que queremos. Quando você NÃO decide o que quer, também é uma escolha. Então, pare de reclamar que sua vida não está do jeito que você quer e comece a dizer ‘sim’ para você e para vida que escolher.

Ouvi uma frase precisa: “Um Sim sem certeza é um Não com certeza”.
O que significa isso? Quando alguém pede algo para você, dinheiro, ajuda, favor, whatever, e você fica meio assim, sem muita certeza de que o tal fazer é bom, isso quer dizer que você deve dizer NÃO COM CERTEZA.

Então, recapitulando: Toda vez que você diz um Não para alguém, você está dizendo um SIM para você. Toda vez que você diz um Não para alguém, você está dizendo Sim para os seus projetos, para as suas escolhas, para a sua vida.
Mas deixa eu esclarecer uma coisa. Não é sair por aí dizendo não para tudo e para todo mundo. O que eu quero dizer é saber escolher e ter firmeza na sua decisão. Não ser assertivo e acreditar que precisa estar sempre disponível para os outros e depois ficar com a sensação de estar sendo usado e não ter controle sobre a própria vida é algo que temos que evitar. Isso sim é um hábito saudável, fazer escolhas conscientes e decidir o que é melhor pra você.

Outra coisa que ajuda a dizer não é o seguinte. Olhe a situação de fora. Quando estamos envolvidos com aquela pessoa, naturalmente é mais difícil negar algo a ela. Então, imagine-se como se estivesse diante de um filme, avalie a história, o pedido e qual seria o final. Desta forma, fica mais claro ver o que está acontecendo e tomar a melhor decisão. 

Mais uma dica para dizer não: esteja preparado. Como? Existe uma técnica chamada IF…, THEN… , (SE…, ENTÃO…,) 


Como funciona? Quando alguém vai te pedir algo (você já conhece aquela pessoa) e ela sempre vem com a mesma história, você já se prepara pensando antes, SE a fulana me pedir R$ 10,00 ENTÃO eu vou responder que esqueci a carteira. É um exemplo simples, mas didático e, creia, eficaz. Assim você evita um não direto, e o cérebro não te faz cair na pegadinha de ir fazendo sem pensar e depois se arrepender, ele estará preparado para responder na hora. Porque se você esperar para arranjar uma desculpa, a pessoa vai perceber que você não está seguro.

E a melhor tática, a maior de todas talvez (mas é preciso ter um pouco de talento) é fazer uma expressão um pouco triste e dizer: VOCÊ VAI FICAR MUITO TRISTE SE EU DISSER QUE NÃO? E o que é melhor, a pessoa não tem coragem de dizer que vai ficar triste ou qualquer coisa. Não é incrível?

Bom, era isso que eu queria passar. Viva a vida de um jeito mais leve, cuide dela. O poder do NÃO é libertador. Quando você dominar isso, sua vida será mais fácil e você terá mais tempo para ter hábitos saudáveis.

Clube Ponto Pessoal
ANDRÉA MOREIRA
ANDRÉA MOREIRA Seguir

‘Ser feliz é uma decisão!’ A frase foi a inspiração desse projeto. O que me motivou a ser life coach foi mostrar às pessoas que a felicidade é possível e temos controle sobre ela a cada segundo de nossas vidas em todas as áreas dela.

Ler matéria completa
Indicados para você