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O que esperar dos novos consumidores?

O que esperar dos novos consumidores?

O que me deixou mais motivada a escrever sobre este tema é a sua relevância, se olharmos um pouquinho para trás veremos o case de grandes empresas que pagaram um preço bastante alto por não estarem atentas às tendências de consumo dentro do seu mercado: Blockbuster, Kodak e  a Abril que optou pelo  cancelamento de várias revistas, são excelentes exemplos do que queremos dizer.

 

 Vivemos em um mundo onde tudo se transforma muito rapidamente, precisamos tomar decisões hoje já de olho na próxima onda, mesmo enquanto pequeno empreendedor. É preciso estar atento aos concorrentes, sempre pesquisando possíveis inovações.  Com a mudança no comportamento dos jovens o crescimento da internet e das Redes sociais, vivemos um mundo novo e o que podemos esperar dele?

¨A pior coisa que pode acontecer é você ficar parado esperando que algo maravilhoso aconteça e assim, perder o bonde da história”.

                                                                                                                     Mitch Lowe - Netflix

 

Tenho observado o comportamento dos jovens rompendo padrões (sim, mas sempre foi assim... sim, só que a velocidade agora é muito maior), não têm para si os mesmos sonhos de seus antecedentes (comprar um carro, casar e formar família, adquirir a casa própria...), a maior parte deles não procuram a segurança e sim a experiência. São extremamente pragmáticos.

 

Na era digital, tudo se resolve com o celular na mão, agora: uma compra, um pagamento, sua próxima viagem. É  preciso criar experiências agradáveis, pois um simples comentário em uma Rede Social pode alavancar ou detonar o seu negócio sendo assim, não precisa ser especialista para entender que este novo consumidor não aceita ser enganado: ele busca relacionamentos éticos, necessita ter confiança e acima de tudo identificação com a sua marca. Para este novo consumidor, vale muito mais a dica do amigo do que a do super star que cobrou milhares de reais para indicar um determinado negócio na televisão. O segredo do sucesso é fazer do seu consumidor, o embaixador de sua marca, nos tempos atuais uma boca (ou devemos dizer um dedo) atinge milhões de ouvidos (ou seria mais apropriado dizermos olhos).

 

Este novo consumidor também está totalmente aberto para novas possibilidades e está disposto a experimentá-las para que possa aprovar ou não. Recentemente temos o caso  da explosão no uso de patinetes elétricos, eles podem ser locados e disponibilizados facilmente, ao mesmo tempo em que solucionou o problema de milhares de pessoas desafia as prefeituras que não sabem como lidar com esta situação, pois esta mobilidade de transporte  é muito rápida para andar nas calçadas e muito perigosa para andar junto aos automóveis; em pouco tempo de uso já existem consumidores apaixonados, decepcionados  e empresas que passaram a faturar alto. As novidades surgem a todo estante e da mesma forma empreendedores, empresas, governos precisam ter a mesma agilidade para tomar e implementar novas decisões. O final desta história só o tempo dirá!

 

Como não se apega, este consumidor também está disposto a compartilhar e esta é uma tendência que me parece que vem fortemente, tudo pode ser compartilhado: carros, roupas, espaços de trabalho e de venda e o que mais puderem imaginar. O Airbnb (Air, Bed and Breakfast) é  a maior plataforma de economia compartilhada no mundo; as pessoas , mesmo sem estar previsto no site, começaram a anunciar carros, vagas de garagem, barcos e aviões, deixando  de ser apenas um site de hospedagem e passando  a ser uma plataforma de economia compartilhada.  

 

No site do Airbnb você pode encontrar opções curiosas de hospedagem como um Iglu na Eslovênia, uma casa na árvore na Itália ou um avião na Holanda.

 

Também não quer que lhe diga o que fazer, quer ter a liberdade de escolher.

Enfim, o que acredito que fica claro mesmo é que independentemente do nosso tipo de atividade o importante mesmo é criar relacionamentos com aquele que é nossa única razão de existir, o nosso público, entender suas necessidades e apresentar a solução destas de forma totalmente eficaz.

 

Clube Ponto Pessoal
JACQUELINE CARCERERI
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Palestrante, Especialista em Marketing (FAE-PR) e em Gestão de Negócios (ISAE-FGV PR) Mentora no Curso de Especialização em Marketing Pessoal e Colunista na Ponto Pessoal.

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