[ editar artigo]

O que vestir para tirar visto

O que vestir para tirar visto

 

Atente-se  que você está indo a um consulado tirar um visto para entrar em um país estrangeiro e tem  horário marcado para uma entrevista  com  um agente consular, então leve a sério esse compromisso.

 

O cuidado com a imagem pessoal é um dos fatores fundamentais para sentir-se seguro em um ambiente e isso é sobre estar vestido adequadamente, ter um comportamento coerente e entender que tudo em você comunica algo e que será observado de todos os lados. Lembre-se,  uma embaixada ou consulado é um ambiente onde a segurança é algo indiscutível e por isso há câmeras  por todos os cantos e se alguém tiver um comportamento suspeito, isso será levado em consideração na hora da entrevista.

 

O objetivo da entrevista é verificar o propósito da viagem, para onde vai, duração, se vai sozinho ou acompanhado, vínculos no seu e no outro país se for o caso, para terem certeza de que você vai voltar e não ficar de forma irregular no pais estrangeiro e se acharem necessário pedirão alguns documento para confirmar as informações, os quais você deverá ter em mãos e a lista destes você encontra facilmente na internet.

 

Recentemente estive em um consulado e claro, cheguei com antecedência no local, deixei meus pertences em um guarda volume e fui aguardar minha vez. Enquanto esperava fiquei observando o comportamento das pessoas (o que me motivou a escrever sobre esse assunto) e o que vi foi muita insegurança estampada nos olhos e no comportamento de muitos que  ali aguardavam também. Se você não tem nada a temer, não há por que  ficar nervoso ou ansioso pois ali você não será mal tratado, muito pelo contrário, são todos bem gentis, o atendimento é super profissional e estão dispostos a ajudar no que for preciso. Minha entrevista por exemplo, não durou nem 30 segundos e em três dias recebi  meu passaporte em casa.

 

O que não usar para ir ao Consulado:

Roupas ou calçado de academia, shorts ou bermuda, moletom, sutiã aparecendo, boné, camisa de time, chinelo ou ir vestido como se estivesse indo ao parque. O motivo do visto pode até ser para ir à Disney, mas o consulado não é a Disney. Por que estou dizendo isso? Porque vi tudo isso por lá, acredite! Também não use nada com metal pois terá que passar por detectores  e nenhum item será permitido. Não leve também nenhum aparelho eletrônico, nem mesmo celular ou relógio, produto em spray, fivelas, balas (doces), chicletes ou remédios. Nada disso é permitido. Chegue antes do horário e deixe seus pertence em um guarda volume por perto.

 

O que se espera de alguém que vai a uma entrevista no consulado:

 

Homens

Calça comprida, essa peça é indiscutível. Pode ser jeans, mas não rasgada.

Camisa de manga comprida é sempre mais apropriada, de preferência lisa.

Sapato fechado, nada de tênis de academia.

Evite o cinto ou calçado com fivela de metal ou terá que tirá-los para passar pelo detector (melhor facilitar as coisas).

Se faz parte do seu guarda roupa, é aconselhável usar um blazer ou jaqueta (sem metal) ou até mesmo um  terno, principalmente se for um visto para viagem de negócios, mas não é obrigatório.

Carteira e pasta transparente com documentos.

 

Mulheres

Calça comprida, terno, vestido ou saia de tamanho diferente daquele que se ver na balada

Camisa ou blusa com mangas curtas ou compridas e nada de decotes relevadores.

Blazer ou jaqueta sem metal.

Sapato fechado de preferência, mas nada de “rasteirinha”.

Bolsa pequena, e pasta transparente com documentos.

Evite acessórios, calçados ou cintos com metal.

 

            O objetivo deste post não é ditar sobre certo e errado, e sim sobre o que se espera em um ambiente como um consulado.

 

                       “O adequado é sempre mais seguro, sempre”.

 

Boa entrevista, boa viagem, boas férias, bons negócios e um ótimo retorno.

Clube Ponto Pessoal
Neuzi Carreiro
Neuzi Carreiro Seguir

Imagem Profissional, Marketing Pessoal e membro da Associação Internacional de Consultores de Imagem. Fascinada por autoconexões, a minha maior missão é fazer pessoas e empresas se conectarem com o que há de mais valioso no mundo, sua unicidade.

Ler matéria completa
Indicados para você