[ editar artigo]

Por que a roupa fala?

Por que a roupa fala?

Todos os dias você precisa se vestir para seus compromissos diários logo pela manhã, abre seu guarda-roupa e procura por peças que serão ideais para sua rotina, é tão natural essa atividade que ela se torna automática e você nem percebe qual é sua intenção ao fazer determinadas combinações. O fato é que independente do compromisso que você tenha seja em casa ou fora de casa a roupa sempre estará transmitindo uma mensagem para você e para o próximo mesmo que seja imperceptível. Por isso, criar intenção e presença na hora de se vestir também é importante para você entender exatamente qual é a imagem que está transmitindo naquele dia.

Mas por que a roupa fala?

 

Antes de você aprender a se comunicar através de palavras você aprendeu a enxergar e visualizar coisas. Um bebê aprende a falar "quadrado" e aponta para seu brinquedo que é no formato de quadrado, ou seja, ele visualiza algo e depois aprende a dizer o nome. O que quero dizer com isso é que desde criança aprendemos a associar imagem e coisas a palavras e sensações, esse aprendizado é carregado na nossa mente como experiência e sempre que vemos algo nosso cérebro processa rapidamente uma compreensão.

Assim acontece quando enxergamos alguém e de forma rápida processamos a primeira impressão que temos dela. Acontece também quando você olha no espelho e se sente bonita ou não com determinada roupa. Tudo que você veste causa alguma sensação e transmite alguma informação. Por isso o ato de se vestir não pode ser banalizado e feito de qualquer jeito.

Podemos fazer uma analogia das roupas com nossa linguagem falada. Se você vê alguém falando alto e essa pessoa não deixa ninguém dar sua opinião ou falar alguma coisa, logo você já pensa que ela quer "chamar a atenção". O mesmo podemos imaginar de uma pessoa que se veste de cores berrantes, estampados destoantes e espalhafatosos. Já uma pessoa que fala baixo, fica quieta em um canto acaba causando a impressão de que não quer ser vista e está se escondendo. Podemos dizer que essa mesma mensagem pode ser lida por uma pessoa que usa cores opacas, sem brilho, sem cor e mais simples.

A sua vestimenta não deve ser usada apenas para impressionar as pessoas a sua volta. Em primeiro lugar ela deve impressionar você mesma, por isso a importância de colocar mais consciência na hora de se vestir.

  • Imagine como você quer se sentir.
  • Como gostaria de ser lembrada?
  • Qual nível de conforto você está afim de ter no seu dia?

Se tem um compromisso fora de casa leve em consideração os lugares que vai passar para não destoar a ponto de ser a pessoa que chama a atenção, mas também para não sumir e parecer invisível. Você deve ter seu próprio impacto positivo nos lugares que você passa, isso aumenta autoconfiança, segurança, autoestima e faz você se sentir importante.

Se vai ficar em casa cuide de detalhes pequenos: cabelo, uma roupa confortável, um rosto bem lavado e cuidado. Mesmo que vá ficar sozinha faça o exercício de se vestir para você mesma, para se sentir de bem com o que você vê no espelho de vez em quando na sua casa. 

Eu trabalho em casa e já fiz o teste, ficar de pijama nem sempre é produtivo por mais que associemos isso a conforto. Sempre me maquio basicamente, coloco uma roupa de sair e me arrumo para trabalhar, isso me dá ânimo para fazer stories quando tenho ideias de última hora, me dá mais folego para aguentar a jornada de trabalho dentro de casa onde tem várias distrações e eu me visto de consultora de imagem pois como eu disse "roupa fala" para mim e para os outros, a sensação é muito diferente e o desempenho no trabalho é muito maior.

Para começar a entender o que você está transmitindo sempre se pergunte no final da montagem do seu look qual é a primeira sensação que você teve ao se olhar no espelho. Veja se a resposta está coerente com o que você quer sentir ao longo do dia, se sim, saia e sinta-se livre para ser quem você é, senão, procure algo no seu armário que transmita exatamente o que você deseja. Não saia de qualquer jeito, não seja apenas mais uma na multidão.

Fazendo esse exercício dia após dia você com certeza se sentirá mais confiante para exercer sua atividade diária.

Espero que tenha gostado da dica, não esqueça de deixar seu comentário e contar o que você acha que está transmitindo hoje com suas roupas.

 

Ler matéria completa
Indicados para você