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Série LinkedIn: como professores também podem usar a rede para sua Carreira

Série LinkedIn: como professores também podem usar a rede para sua Carreira

 

Considerado a maior rede social profissional, o LinkedIn conta com mais de meio bilhão de usuários, está presente em mais de 200 países e territórios e está disponível em 23 idiomas, segundo informações divulgadas pela própria empresa em 2018. Sua missão é engajar cada profissional com a oportunidade de usar suas paixões e habilidades para causar impacto.

No início era visto apenas como uma rede onde as pessoas preenchiam seu currículo e esperavam o contato das empresas que buscavam talentos. A rede evoluiu com o passar dos anos e hoje, oferece funcionalidades mais estratégicas - para os profissionais, organizações e também instituições de ensino.

A ferramenta é excelente para profissionais de diversos setores. Falando sobre a sua profissão, professor (a), já parou para refletir quantas pessoas conhece dentro da sua área? Certamente, muitas! E vão desde outros professores, colegas de trabalho, alunos, parceiros e colegas de outras organizações de ensino, etc. 

Nesse sentido, o LinkedIn ajuda a fazer networking digital na rede, compartilhar experiências e trabalhos desenvolvidos e serve ainda como uma grande vitrine profissional, corporativa e complementar ao Lattes. Se você não sabe como usar a ferramenta para essa finalidade confira as minhas dicas abaixo!

 

Qual é o seu propósito na rede como professor?

A internet está repleta de redes sociais, mas o LinkedIn é a única rede exclusivamente profissional e por isso, é fundamental ter clareza sobre qual é seu propósito, quais são suas motivações e quais objetivos pretende alcançar ao utilizá-la.

Para te dar alguns exemplos, separei abaixo objetivos relatados por diversos profissionais, professores universitários e de pós-graduação que eu tenho na rede:

  • Seguir influenciadores do segmento educacional ou de outras áreas;

  • Buscar novas oportunidades profissionais e/ou ser encontrado por empresas e instituições de ensino que buscam perfis como o seu para os próximos semestres ou para banco de talentos das próprias instituições;

  • Ter acesso às melhores práticas dentro da área de forma rápida, online e gratuita, além de informações locais e mundiais;

  • Criar e cultivar sua própria rede de contatos, conhecendo com antecedência o perfil das pessoas com quais vou me reunir e também conexões que temos em comum;

  • Ter acesso a notícias sobre negócios, empresas, profissionais, instituições de ensino, mercado de trabalho, dentre outros e em diversas áreas de atuação;

  • Apresentar o próprio portfólio de produtos ou serviços, ou da empresa, ao mesmo tempo poder citar todos os canais de comunicação e contatos disponíveis, aumentando assim os negócios;

  • Criar e compartilhar seus próprios conteúdos, como por exemplo artigos sobre temas que domina, posts sobre aulas, palestras e workshops ministrados, viagens a trabalho, publicações de projetos iniciados e/ou concluídos, prêmios recebidos, dentre outros;

  • Ter um perfil o mais idêntico possível ao seu currículo Lattes, porém sempre atualizado e online, com possibilidade de upload de imagens e vídeos atuais, incluindo novas certificações adquiridas ou cursos de atualização feitos como participante ou como professor palestrante.

 

LinkedIn artigos

Produzir conteúdo autoral também poderá ajudar você a se destacar na rede e para isso basta usar a ferramenta “artigos”. Também separei algumas recomendações para você começar com sucesso!

  • Escolha um tema que domine, que flua facilmente para você, mas faça um planejamento prévio para evitar o esgotamento de assuntos;

  • Seja direto e use frases mais curtas, afinal não é um TCC, nem dissertação, tão pouco tese, e em alguns segundos o leitor demonstrará interesse em continuar a ler ou não;

  • Você se lembra de como escrevíamos uma redação na escola?! A velha máxima dos 3 parágrafos principais continua para organizarmos nossas ideias: introdução, desenvolvimento e conclusão. #ficaadica: encaixe algumas das suas palavras-chave por todo o texto;

  • Escreva separadamente palavras-chave relativas ao tema, apenas para colocar as ideias no papel, pense sobre como quer escrever, qual foco principal quer dar e que também emita alguma opinião sua sobre;

  • Crie um título forte e chamariz, e inclua no cabeçalho ou durante o texto uma imagem (autorizada) e que tenha relação com o tema;

  • Cuide para usar o bom português e se possível peça a um profissional revisor corrigir antes de postar;

  • Desapegue sobre críticas ou elogios de sua audiência,  mas tenha bom senso e coerência nos julgamentos e opiniões, pois tudo que está na rede vira “tatuagem digital”;

  • Reposte em suas outras redes sociais também e mantenha certa frequência nos textos.

 

LinkedIn Learning

O LinkedIn lançou em 2016 uma ferramenta chamada LinkedIn Learning, um portal de e-learning feito sob medida para o aprendizado personalizado, que apóia as empresas a treinar seus funcionários, investindo na capacitação de pessoas ao longo de suas vidas. Através dessa plataforma, é possível acessar uma vasta biblioteca com mais de 10.000 cursos em vídeo, categorizados de acordo com os seus interesses.

Neste artigo que publiquei no meu blog você pode ver mais detalhes sobre a ferramenta e começar a usá-la já!

 

University page - ou LinkedIn Alumni

Outra ferramenta criada pelo LinkedIn. Muito parecido com as páginas de empresas, as páginas de universidades/faculdades funcionam para promover a instituição, seus cursos atuais e conectar seus ex-alunos.

Estas páginas oferecem filtros que contém informações riquíssimas que podem te ajudar a encontrar uma oportunidade e/ou se conectar com outros professores, alunos e colaboradores da instituição em que você atua.

Vale lembrar que é a instituição acadêmica quem cria esta página, com logo e informações institucionais; ou seja, caso ela ainda não exista você professor ou aluno não poderá criá-la, mas poderá entrar em contato com a administração para sugerir.

No meu blog escrevi um post exclusivo sobre o LinkedIn Alumni.

Uma dica: no campo “experiência” (profissional) de seu perfil, recomendo fortemente incluir todas suas atividades como professor, separadas por instituição de ensino, e deixe ali bem claro sobre quais temas você ministra aulas, se ensino médio, graduação, pós-graduação.

Aqui está o exemplo de como preenchi o meu perfil:

 

 

LinkedIn Slide Share

O LinkedIn Slide Share faz parte do pacote de Soluções de Marketing do LinkedIn. Com ele é possível  pesquisar apresentações, infográficos, documentos, vídeos, PDFs e muito mais!

E tem mais: você pode fazer uploads gratuitos e compartilhar seus próprios conteúdos na rede.

Acesse o link a seguir para obter mais informações: https://www.slideshare.net/

 

Palavras-chave e recomendações rápidas

Tanto para a busca de “vagas” como professor(a), quanto para serem incluídas em meio aos textos das descrições de suas experiências profissionais, e também para serem incluídas na seção “competências e recomendações” de seu próprio perfil, invista nas palavras-chave. Não se esqueça que esta seção é importante para facilitar as recomendações rápidas (ao contrário das recomendações escritas) que seu colegas possam fazer de você. Veja destas quais dessas abaixo te descrevem, inspire-se em outros perfis de professores também e inclua outras ainda que achar relevantes:

  • Educação

  • Educação especial

  • Docência

  • Alfabetização

  • Professor

  • Pesquisa

  • Professor de  (cite individualmente cada tema que dá aulas ou que domina)

  • Design instrucional

  • Planejamento de aulas

  • Língua Portuguesa

  • EaD

  • Gestão de sala de aula

  • E-learning

  • Liderança educacional

  • Oratória

  • Tutoria

  • Desenvolvimento de pessoal

  • Metodologias ativas de ensino

  • Tecnologias educacionais

  • dentre outras

 

Apesar de ser fundamental para qualquer profissional lembre-se que o LinkedIn é uma ferramenta online. Criar uma rotina para fazer networking presencial é importante, afinal nada substitui a energia da comunicação pessoal, todos seus insights, dicas e ideias que surgem em um encontro presencial.

Gerar conteúdo na rede ajuda a construir sua imagem como formador de opinião ou influencer nas áreas que mais domina e consequentemente poderá gerar novas propostas e novos negócios para vocês através da ferramenta.

Estou à disposição caso você - Professor e Professora - precise de mais orientações sobre como usar o LinkedIn!

 

Fabiana Schneider

Mentora, Consultora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos estou empreendendo através da Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, além de atuar como especialista em LinkedIn, palestrante e dar aulas de R&S. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, também sou apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

 

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br

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