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Série LinkedIn: o que é SSI Social Index?

Série LinkedIn: o que é SSI Social Index?

 

O LinkedIn - a maior rede social voltada ao universo profissional - não para. Constantemente lança novas funcionalidades ou repagina alguns de seus produtos.

No texto de hoje, trago uma dessas ferramentas que muitos ainda não conhecem: o Social Selling Index (SSI).

Fundamental para procurar vagas de emprego e se conectar com pessoas que ocupam diversos cargos - principalmente líderes de negócios -, muitos também têm utilizado o LinkedIn como um canal social de vendas.

Mas o que isso significa? Que essa venda social está atrelada a criação de conversas espontâneas sobre produtos ou serviços que podem - e levam - a conversas sobre vendas. A consequência: o fechamento de novos negócios.

Sendo assim, a abreviação SSI - Social Selling Index - criada pelo LinkedIn é uma métrica que mede o sucesso dos seus ativos de venda. Através desse índice é possível quantificar a qualidade das iniciativas de um vendedor com base em quatro pilares do conceito de Social Selling. São eles:

 

Estabeleça sua marca profissional

A chave para ter um bom posicionamento na rede é construir o perfil da forma adequada, completando-o com com as informações solicitadas, escolhendo uma boa foto para se apresentar e claro, usando vídeos e apresentações para descrever o seu trabalho. Outra dica valiosa é pedir aos amigos com os quais já trabalhou escrever recomendações sobre você e o tempo em que atuaram juntos.

Encontre as pessoas certas

O LinkedIn oferece diversas formas de encontrar leads. Como o SSI analisa a forma como você interage na rede e analisa o valor dessas conexões e relacionamentos, vale a pena explorar a funcionalidade para sua autopromoção. Os filtros de funções, por exemplo, permitem que você encontre e se conecte com potenciais perfis que possam gerar algum tipo de negócio para você.

Outro ponto: ao receber a visita de outro profissional em seu perfil, retribua e mande uma mensagem (mas tenha paciência caso não seja respondido!),

Lembre-se também que é mais importante você ter uma rede com conexões profissionais que agreguem em sua vida, não apenas quantidade de conexões.

Engaje com Insights

Também conhecido como “Descubra e compartilhe informações valiosas para iniciar ou manter um relacionamento”, o recurso mede o engajamento, definidos por número de compartilhamentos, curtidas e comentários que seus posts e artigos estão recebendo.

Aqui vale a média de que quanto mais e de qualidade, melhor!  

Seja uma voz ativa e ofereça conteúdos relevantes para sua rede contando o que tem feito em sua carreira: isso pode ser feito criando e postando seus próprios conteúdos, eventos em que frequentou, cursos que participou (como aluno(a) e/ou como professor ou palestrante), mostre como você é especialista nas áreas em que atua e quer continuar atuando compartilhando suas próprias experiências através de artigos.

Construa relacionamentos

Depois de passar pelos três primeiros pilares, chegamos a este último. Ele mede o quão bem sucedido você é em expandir sua rede para não apenas alcançar prospects diretos, mas também aqueles que podem apresentá-lo aos prospects, ou outras conexões de segundo ou terceiro graus. Como aumentar esse número? Comentando em posts, respondendo as mensagens, questionando, mas sempre com muito bom senso.

Aposte nesta rede porque você poderá se surpreender com as conexões e as oportunidades que podem aparecem através do LinkedIn!

Para resumir: o seu desempenho em cada uma dessas quatro áreas será a sua pontuação do SSI, que é medida através dos algoritmos do LinkedIn.

Agora que você já conhece mais sobre o recurso, está na hora de avaliar o seu SSI. Para fazer isso, entre em seu perfil de LinkedIn e em seguida clique aqui para descobrir qual o seu Índice de Vendas Sociais na rede.

Aumentando sua pontuação no Social Selling Index

Depois de ver a sua avaliação, você acha que sua pontuação não está boa ou acredita que pode usar a rede de forma mais efetiva? Siga as etapas levantadas acima. Elas ajudarão a aumentar sua média no SSI.

Eu mesma, Fabiana, fiquei OFF em viagem e já vi meu SSI cair. Agora, é retomar com tudo! Inclusive, compartilho com vocês - como benchmarking - meu último SSI, onde preciso maior dedicação para cultivar mais relacionamentos mesmo estando com um percentual bem bacana para o setor que atuo, de Recrutamento e Seleção.




 

Acredite: dedicar um tempo diariamente para se engajar na rede faz a diferença.

 

Olá! Eu sou Fabiana Schneider, Consultora de Carreira e Headhunter. Tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos estou empreendendo através da Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, além de atuar como especialista em LinkedIn, palestrante e dar aulas de R&S. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, também sou apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia. E para conhecer mais do meu trabalho, acesse as redes:

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br

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