[ editar artigo]

Styling ou consultoria de imagem: o que eu preciso?

Styling ou consultoria de imagem: o que eu preciso?


A moda hoje é muito eclética em diversos termos: seja em estilos, cores, tamanhos e formas. O grande desafio hoje na moda é saber quem você é, e como usar das tendências e shapes a seu favor. Onde entra o styling nisso? 

Existem muitos profissionais da área de imagem de moda para atender as necessidades das pessoas, e auxiliar no processo de auto descobrimento. Como por exemplo os consultores de imagem e stylists.

Sempre recebo perguntas sobre a diferença entre esses dois tipos de trabalho, o porque de contratar um ao invés do outro. De forma bem resumida, o consultor de imagem tem uma bagagem e olhar mais prático sobre a moda e como ela vai interferir no resultado do dia a dia do cliente. O consultor sempre vai aliar estudo de biotipo, paleta de cores e entender o que o cliente faz em seu cotidiano pra poder traduzir uma imagem mais adequada.

Já o Stylist traz um olhar de diferenciação, ele traduz as tendências de moda, e atualidades, para o guarda roupa de seus clientes.

Ambos possuem formação em moda (num geral), e conhecimento de como harmonizar corpos através de formatos e cores, mas o olhar de cada um é o que muda. Normalmente os Stylist são contratados por celebridades, seja da área da música ou entretenimento, porque precisam ter esse grau de diferenciação com o público.

Hoje com a informação de moda e todo o mercado sendo trabalhado através da imagem, diversos profissionais de diferentes áreas possuem interesse em se destacar de forma diferente, por isso optam por um Stylist. Ambos os profissionais são muito bons, que fique claro, apenas o olhar que muda.

O trabalho do Stylist é realmente de pensar fora do padrão, trazer algo novo sob uma mesma ótica de peças ou estilo. Como no quadro abaixo, onde os looks foram todos pensados em como repensar o uso das peças, seja no mix e saia curta com longa por baixo, no uso da T-shirt com vestido, ou camisa com vestido ou ainda das sandálias com meias. Esse é o valor do styling, repensar o uso e reuso dos itens, trazendo algo fresh, seja de forma simples ou ousada, isso tudo vai depender do briefing e estilo de cada cliente trabalhado.

Eu amo meu trabalho como Stylist porque cada pessoa que trabalho tem muitas facetas que podem ser reveladas através do jeito de vestir, sem regras ou padrões pré definidos.

Acredito que Stylist ou consultor, tenham seus tipos específicos de clientes e quanto mais conseguimos traduzir nossa essência pessoal, mais conseguimos atrair o mesmo tipo de energia, atendendo pessoas que queiram o mesmo tipo de olhar. Portanto, seja qual for sua escolha, tenha certeza que existem muitos profissionais de moda no mercado, capacitados e prontos pra você, basta apenas você saber quem você é e com quem quer aprender mais a poder ampliar seu próprio olhar de moda sob você mesmo! 

 

Clube Ponto Pessoal
Andrea Gappmayer
Andrea Gappmayer Seguir

Andrea Gappmayer é designer por formação e stylist de profissão há mais de 10 anos pela StylebyGapp. Pós-graduada em Branding pela Universidade Positivo com cursos na área de moda pela London College of Fashion, Politécnico di Torino e Palermo.

Ler matéria completa
Indicados para você