[ editar artigo]

Você não é essa Coca Cola toda. Qual o posicionamento da sua marca pessoal?

Você não é essa Coca Cola toda. 

Qual o posicionamento da sua marca pessoal?

Essa frase: “Você não é essa Coca Cola toda, lhe é familiar?” Alguém já falou isso para você?

Eu já ouvi essa frase e foi um momento de forte reflexão. Eu queria mostrar quem eu era mas estava fazendo de forma errada, sem cuidar do meu branding pessoal, sem querer estava jogando a minha Marca Pessoal nas trevas, risos….. menos , mais vamos dizer eu estava indo pelo lado negro da força.

O caminho de ter uma Marca Pessoal de sucesso é  trabalhar a sua imagem pessoal e cuidar do seu branding com atenção, mas antes você não pode esquecer de posicionar a sua marca pessoal. Sem posicionamento as pessoas não entendem quem você é ou mesmo quem quer ser.

Eu já lhe mostrei como construir a sua marca e o quão é importante que você tenha objetivos claros e os seus valores definidos. Só que pode acontecer de, em algum momento, você cometer um pequeno deslize e não se manter fiel a ele e, pode perder um pouco de credibilidade ou deixar a sua comunicação confusa. Foi o que aconteceu comigo.

Por isso é muito importante saber posicionar sua Marca Pessoal, fazendo com que a sua audiência perceba e receba a mensagem que você quer transmitir. Suas ações e fala precisam estar alinhadas, dessa forma as pessoas saberão qual é a sua marca apenas de ouvir o seu nome. Entende agora o porque temos que nos preocupar com a frase acima?

Como posicionar a sua marca e reforçar os seus valores? Calma, essa não é uma questão tão complexa, mas, exigirá que preste atenção em como as pessoas te percebem e na maneira como se divulga. Para ser a Coca Cola que você deseja.

Eu separei algumas dicas que te ajudarão a posicionar a sua marca de forma estratégica, transmitindo a percepção correta. Confira aí.

Apresentação da marca

Avalie como sua marca era apresentada no passado, no presente e no futuro e se continua fiel a seus valores. Veja qual a impressão que ela passa as pessoas e se consegue destaque perante os concorrentes.

Observe se ela está sendo divulgada em locais estratégicos, que consigam alcançar a sua audiência e causar uma primeira impressão positiva.

Agregue valor para posicionar sua marca pessoal

Um dos objetivos a serem alcançados ao posicionar a sua Marca Pessoal deve ser o de agregar valor para quem te segue. Atualmente, conteúdo é tudo e você deve pensar nisso. De que adianta fazer postagens diárias nas redes sociais ou workshops se as pessoas não entendem o que estava querendo dizer e ficam pensando com que finalidade fez aquilo?

O que importa mesmo é a mensagem e ela deve contribuir com quem a recebe. Encontre maneiras criativas de trabalhar os seus valores e objetivos e que estejam alinhados com o que seu público espera encontrar.

Compartilhe com propósito

O compartilhar deve ser uma coisa estratégica, não basta apenas agregar valor se a sua Marca Pessoal não for lembrada como a que originou a informação. Cada mensagem ou imagem contribuirá com a percepção sobre você, por isso, se lembre do que já falei antes: como quer ser vista.

Fale de sua história

Já disse anteriormente sobre como contar a sua história e conquistar a atenção das pessoas, mas, tem que ter um objetivo maior por trás disso. É preciso que o seu histórico se confunda com a sua Marca Pessoal para ficar claro que o seu posicionamento e ideias andam juntas.

A narrativa sobre a sua vida e suas conquistam pode ser uma excelente maneira de demonstrar o quão capacitada é e, porque isso te torna uma referência que as pessoas deveriam seguir.  

Foque no público certo

Posicionar a sua marca pessoal tem muito a ver com o público que pretende atingir. Se você é uma empreendedora que trabalha com cursos para a formação de administradores, não adianta divulgar para quem trabalha com design ou biologia.

Pode ser que dentro desse universo até existam interessados, mas serão muito poucos e você perderá tempo. Vai passar a imagem de um profissional que não sabe quem é o seu real público.

Por isso, lembre-se de compartilhar com propósito e mirando a sua audiência, quem atira para todos os lados, tem uma chance muito maior de errar e gastar recursos sem necessidade.

Posicionar a sua Marca Pessoal exigirá que pense de maneira estratégica e que conheça muito bem os seus valores para não se desconectar deles em nenhum momento. Quando fizer isso verá que está tendo um bom resultado, pois, o produto você será conhecido como projetou.

E você, quais estratégias usa para posicionar a sua Marca Pessoal?

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!

Jac Lopes

www.jaclopes.com.br

Clube Ponto Pessoal
Jac Lopes
Jac Lopes Seguir

Mestre em Gestão de empresas pela EBAPE -FGV. Carioca, empreendedora digital. Embaixadora da Ponto Pessoal no Rio de Janeiro. Executiva de sucesso há mais de vinte anos com uma jornada profissional impecável e uma Marca Pessoal de muito VALOR.

Ler matéria completa
Indicados para você